Ambientes Desafiantes na Educação: Ferramentas de Desenvolvimento Pessoal e Profissional para o Bem-Estar e Sucesso dos Alunos turma T1 23/24
Apresentação
Desempenhar funções no contexto escolar é cada vez mais desafiantes, tendo em conta todas as mudanças e transformações que têm ocorrido no contexto educativo e a necessidade de responder as necessidades, interesses e potencialidades de todos e cada uma das crianças e jovens com as suas próprias especificidades. A fim de responder às competências Plasmadas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, e de facilitar o processo de adaptação e transformação, é fundamental o desenvolvimento de competências pessoais e sociais. De facto, a capacidade de aceitação, de reenquadramento positivo das situações e a transformação das fraquezas percecionadas em forças e das possíveis ameaças em oportunidades, é fundamental para garantir maior bem-estar e sucesso. Neste sentido, nesta ação de formação, pretende-se promover competências centrais, tanto a nível individual como social e relacional, como o auto conhecimento, a auto confiança, a resiliência, a empatia e o serviço, explorando diversas ferramentas de desenvolvimento pessoal e profissional (questionamento adequado, aceitação, observação, intenção, necessidades psicológicas, flexibilidade, sustentabilidade, atenção, etc.).. Para tal, é necessário definir objetivos, estratégias e recursos para alcançar os mesmos, focando se mais no processo do que no resultado. Pretende munir os docentes de estratégias com impacto no desenvolvimento pessoal e social , comportamental dos alunos . Aprender a cuidar de si é fundamental para cuidar dos outros e fortalecer a relação com os mesmos. A relação é primordial, sendo a base do nosso bem-estar e sucesso.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Refletir sobre ambientes desafiantes na educação; - Partilhar as dificuldades sentidas e emoções associadas; - Promover o desenvolvimento de competências pessoais e sociais e de auto regulação emocional (auto conhecimento, autoconfiança, resiliência, serviço, etc.); - Identificar estratégias de desenvolvimento pessoal e profissional para lidar com estes ambientes; - Reconhecer a importância do questionamento para deixar de ter e passar a poder (Onde estou?; Onde quero estar?; Como posso chegar lá?); - Valorizar a aceitação com bondade para dirigir a nossa atenção para o processo de transformação; - Observar e definir intenções claras; - Explorar soluções de forma flexível e sustentável para alcançar os objetivos; - Reorientar o foco da atenção para as necessidades e aspetos controláveis ou parcialmente controláveis; - Reenquadrar positivamente as situações vivenciadas; - Promover maior bem-estar e sucesso pessoal e profissional e empoderamento para enfrentar a imprevisibilidades de comportamentos desafiantes e ou disruptivos dos alunos no sentido de os modificar/adequar e incluí-los no contexto.
Conteúdos
. Ambientes desafiantes na educação; . Dificuldades sentidas e emoções associadas; . Desenvolvimento de competências pessoais e sociais e de auto regulação emocional (auto conhecimento, autoconfiança, resiliência, serviço, etc.); . Estratégias de desenvolvimento pessoal e profissional para lidar com estes ambientes; . Questionamento para deixar de ter e passar a poder (Onde estou?; Onde quero estar?; Como posso chegar lá?); . Aceitação com bondade para dirigir a nossa atenção para o processo de transformação; . Observação das coisas tal como elas são através dos sentidos; . Definição de intenções claras; Investigação das necessidades psicológicas universais; . Exploração de soluções de forma flexível e sustentável para alcançar os objetivos; . Reorientação do foco da atenção para as necessidades e aspetos controláveis ou parcialmente controláveis; . Reenquadramento positivo das situações vivenciadas; . Promoção de maior bem-estar e sucesso pessoal e profissional com impacto positivo na regulação de comportamentos dos alunos.
Metodologias
Ao longo das diferentes sessões de formação de tipologia teórico-prática e principalmente prática, serão valorizadas as interações e partilhas, recorrendo aos diferentes métodos e técnicas pedagógicas, nomeadamente aos métodos interrogativo (formulação de perguntas) e ativo (tempestade de ideias, estudo de casos, jogo de papéis, trabalhos individuais e de grupo, etc.), na sala principal e nas salas em simultâneo. As reflexões de grupo também serão registadas, recorrendo à ferramentas digitais. O recurso a vídeos facilitará, igualmente, a reflexão e a partilha no seio do grupo.
Avaliação
Participação nas atividades(30%) Realização das atividades práticas (30%) - Relatório final de reflexão crítica (40%) - De acordo com o Art. 46.º do ECD em vigor e as orientações das Cartas Circular CCPFC-os formandos serão avaliados com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores - Insuficiente - 5 a 6,4 valores - Regular - 6,5 a 7,9 valores - Bom - 8 a 8,9 valores - Muito Bom - 9 a 10 valores - Excelente
Bibliografia
Academia de Líderes Ubuntu (2021). Eu sou porque tu és ;Pilares do Método Ubuntu.Capela, R., & Pocinho, M. (2016); Estratégias de coping: contributos para a diminuição do stress docente; Psicologia, Saúde & Doenças, 17(2), 282-294.Ordem dos Psicólogos Portugueses (2020); Contributo OPP.O Custo do Stress e dos Problemas de Saúde Psicológica no Trabalho, em Portugal. Lisboa: OPP; Santos, M. (2020). Riscos psicossociais, intervenção urgente em contexto educativo! Diário dos Açores ; Cision.Vieira, P. & Övén, M. (2020). Kit Mental e Emocional Curso de Introdução ao Desenvolvimento Pessoal. Lifetraining.
Observações
MODALIDADE DE PAGAMENTO : Associado/a: 40€ Não Associado/a: 85€ TRANSFERENCIA BANCARIA Para o IBAN PT50003503550003809353096 SUBMETA o comprovativo de pagamento na sua área pessoal do CFAMM ATENÇÃO: As inscrições só ficam validadas/confirmadas após o respetivo pagamento e a submissão do comprovativo Pedido de mais Informações para T. 218 246 020 ou cfamm@assp.pt NOTA: Os/as associados/as deverão ter as quotas regularizadas Após a conclusão da ação, o certificado ficará disponível. na sua área pessoal Caso pretenda envio por via postal, o custo é de €5,00
Formador
Vanessa Esmeralda Rodrigues Pereira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 14-11-2023 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 16-11-2023 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 21-11-2023 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 24-11-2023 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 28-11-2023 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 30-11-2023 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 05-12-2023 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 12-12-2023 (Terça-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Online síncrona |