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ARTICULAÇÃO CURRICULAR VERSUS METODOLOGIA DE TRABALHO COLABORATIVO turma T1- 24/25

Apresentação

Implementar e contextualizar os currículos tem hoje uma renovada urgência, dada a diversidade cultural que atualmente caracteriza os ambientes escolares, intensificada pelas dinâmicas de globalização (Gimeno Sacristán, 2011). Este é, provavelmente, um dos maiores desafios colocados à escola pública contemporânea, uma vez que a diversidade coloca os docentes perante crianças, jovens e famílias com escolhas, interesses, expetativas e padrões de valor cultural muito diversificados. A investigação realizada em educação tem revelado de forma consistente que o não reconhecimento desta diversidade no trabalho realizado nas aulas anda de mãos dadas com o desinteresse e a desmotivação dos alunos, para além de constituir uma situação curricularmente injusta que dificulta a concretização da igualdade de oportunidades para muitos estudantes (Torres Santomé, 2011). Para dar resposta a este contexto podemos tomar como referência os objetivos fixados no Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE), esta ação insere-se num esforço conjunto, de modo a responder mais eficazmente à resolução dos problemas, às fragilidades e aos desafios contextuais, já referidos,versando - neste caso e genericamente - as práticas colaborativas dos professores e seu contributo para e no sucesso educativo dos alunos. Com efeito, as orientações do último relatório produzido pela equipa de Avaliação Externa das Escolas salientam a supervisão da prática pedagógica, a diferenciação pedagógica, o planeamento e a articulação curriculares e o trabalho colaborativo entre docentes como essenciais à melhoria da qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem.

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

1. Refletir sobre os normativos legais em vigor, nomeadamente quanto às medidas de promoção de sucesso escolar, nomeadamente quanto às modalidades de colaboração; 2. Identificar e reequacionar (novas) dinâmicas de trabalho entre docentes com vista à promoção do sucesso educativo dos alunos; 3. Desenvolver processos de observação colaborativa de aulas e de partilha e discussão de experiências, numa ótica de aprendizagem profissional colaborativa; 4. Conceber, implementar e avaliar experiências de (re)criação e contextualização curricular ancoradas nos pressupostos teóricos e práticos da integração curricular.

Conteúdos

Esta formação contribui para a construção de práticas significativas de mudança na sala de atividades/aula, com vista à (re)criação e contextualização do currículo num ambiente colaborativo. Assim, pretende-se: 1. Refletir sobre os normativos legais em vigor, nomeadamente quanto às medidas de promoção de sucesso escolar, nomeadamente quanto às modalidades de colaboração; 2. Identificar e reequacionar (novas) dinâmicas de trabalho entre docentes com vista à promoção do sucesso educativo dos alunos; 3. Desenvolver processos de observação colaborativa de aulas e de partilha e discussão de experiências, numa ótica de aprendizagem profissional colaborativa; 4. Conceber, implementar e avaliar experiências de (re)criação e contextualização curricular ancoradas nos pressupostos teóricos e práticos da integração curricular. CONTEÚDOS DA AÇÃO . Desafios contemporâneos, saberes básicos dos cidadãos no século XXI e "Escola Nova". . Educação com todos e promoção do sucesso educativo . Princípios da escola inclusiva e da diferenciação pedagógica . Culturas docentes: do individualismo à (individualidade da) colaboração . Trabalho com pares profissionais e/ou técnicos especializados, alunos, envolvimento parental e parcerias com entidades locais: colaboração ou colegialidade artificial? . O Trabalho Colaborativo e a Articulação Curricular . Uma nova conceção e organização do conhecimento escolar - As dimensões da articulação curricular - A articulação curricular: as etapas de um projeto curricular integrador . Construção, implementação e avaliação do projeto de articulação curricular . Em busca de uma praxis . Articulação dos centros organizadores identificados durante a planificação colaborativa com as orientações curriculares e programas . (re)criar o currículo . Modelos e instrumentos de avaliação.

Metodologias

Trabalho / 15 horas Trabalho síncrono As sessões destinam-se a: - analisar e discutir os conteúdos, clarificar e aprofundar conceitos; - planificar sessões de observação colaborativa interpares; - refletir sobre as práticas pedagógicas e as reflexões realizadas sobre estas; - apoiar os formandos na construção de um projeto de (re)criação e contextualização do currículo; - apoiar os formandos na definição de processos de instrumentos de monitorização e avaliação das experiências de (re)criação e contextualização do currículo. Trabalho Autónomo / 10 horas / trabalho assíncrono O período de trabalho autónomo destina-se a: - realização de leituras e reflexões sobre as práticas (próprias e observadas) - construção de um projeto de (re)criação e contextualização curricular ancorado nos pressupostos teóricos e práticos da articulação curricular e do trabalho colaborativo.

Avaliação

A avaliação será traduzida numa escala de classificação quantitativa de 1 a 10 valores. Os critérios de avaliação serão elaborados de acordo com as orientações da entidade formadora, tendo por base os seguintes itens: -Participação ativa, dinâmica qualificada (itens de observação semi-estruturada) -30%; -Trabalhos e/ou recursos materiais produzidos (qualidade, aplicabilidade) -30%; -Reflexão crítica, individual, sobre a formação vivenciada - 40%.

Bibliografia

Apple, M. W. & Bean, J. (2000). Escolas democráticas. Porto: Porto Editora.Silva, C. (2016). Inovação curricular, formação de professores e melhoria da escola: o referencial do projeto PROCUR. Santo Tirso: De Facto Editores.Torres Santomé, J. (2011). Justicia curricular. El cabalo de Troya de la cultura escolar. Madrid: Ediciones Morata.Gimeno Sacristán, J. (2011). Educar y convivir en la cultura global. Madrid: Edicones Morata.HARGREAVES A. (1998). Os professores em tempos de mudança: o trabalho e a cultura dos professores na idade pós-moderna. Lisboa: McGraw-Hill.

Observações

MODALIDADE DE PAGAMENTO : Associado/a: 40€ Não Associado/a: 90€ TRANSFERENCIA BANCARIA Para o IBAN PT50003503550003809353096  SUBMETA o comprovativo de pagamento na sua área pessoal do CFAMM ATENÇÃO: As inscrições só ficam validadas/confirmadas após o respetivo pagamento e a submissão do comprovativo Pedido de mais Informações para   T. 218 246 020 ou  cfamm@assp.pt  NOTA: Os/as associados/as deverão ter as quotas regularizadas Após a conclusão da ação, o certificado ficará disponível. na sua área pessoal Caso pretenda envio por via postal, o custo é de €5,00

Formador

Maria Clara Araújo Alves

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 18-02-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
2 25-02-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
3 28-02-2025 (Sexta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online assíncrona
4 06-03-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
5 11-03-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
6 18-03-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online assíncrona
7 21-03-2025 (Sexta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
8 25-03-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
Início: 18-02-2025
Fim: 25-03-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-117157/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: online-zoom