HISTÓRIA E CULTURA CIGANAS - O CONHECIMENTO COMO FACILITADOR DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS turma T1- 23/24
Apresentação
Estima-se que residam em Portugal entre 40000 e 60000 pessoas ciganas. (Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas, ACIDI, 2013). Este enorme intervalo de 20000 pessoas reflete o desconhecimento existente no nosso país acerca desta etnia. Este desconhecimento vai muito mais além e é muito mais profundo do que a estimativa do número total de habitantes da etnia, generalizando-se a várias áreas fundamentais tais como a educação, emprego, habitação, saúde e justiça. Persistem, em relação aos ciganos, sentimentos e práticas de racismo e discriminação que se traduzem em desigualdades sociais no acesso aos principais direitos de cidadania (Conselho da Europa, 2012). De acordo com o estudo, Os valores dos Portugueses, da Gulbenkian, publicado no âmbito da sessão pública de apresentação da 5ª edição do European Values Study (2017-2020), foi perguntado aos inquiridos se gostariam ou não de ter como vizinhos grupos de pessoas com características diferentes da maioria. Os resultados indicam que de entre um conjunto de 8 grupos de pessoas, há 3 que são mais rejeitados: ciganos (59%), alcoólicos (62%) e toxicodependentes (64%) . É urgente, desmistificar as crenças em relação à cultura cigana, criando pontes para a interação e conhecimento mútuo.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Esta formação pretende capacitar os/as docentes de conhecimentos e competências facilitadoras do trabalho educativo com crianças e jovens ciganos/as. Pretende-se que o conhecimento por parte dos/as docentes, da diversidade cultural das pessoas ciganas se constitua enquanto alavanca da inclusão escolar das crianças e jovens desta etnia potenciando o seu sucesso educativo. Consubstanciando-se nos seguintes objetivos: - Promover a aquisição de conhecimentos sobre história e cultura ciganas; - Potenciar a eficácia do trabalho de docentes com crianças e jovens ciganos/as; - Promover o desenvolvimento de competências e estratégias eficazes no trabalho com pessoas ciganas; - Conhecer as boas práticas existentes no trabalho com pessoas ciganas.
Conteúdos
1. História do povo cigano; 2. Igualdade de género na etnia cigana; 3. A etnia cigana e a educação; 4. Boas práticas no trabalho com pessoas ciganas; 5. Estratégias eficazes de trabalho com pessoas ciganas.
Metodologias
As sessões serão teórico/práticas com utilização de metodologias participativas apelando à máxima participação por parte dos/as formandos/as no processo de ensino-aprendizagem, para que assim, possam desenvolver competências e adquirir capacidades que fomentem a mudança de atitudes. A utilização de metodologias ativas e participativas possibilitarão a potenciação da partilha de experiências de docência e a identificação de oportunidades de melhoria no trabalho educativo com crianças e jovens ciganos/as.
Avaliação
Instrumentos de avaliação dos formandos e respetiva ponderação: - Participação das atividades práticas -30% - realização das atividades-30%- - Relatório final de reflexão crítica-40% - De acordo com o Art 46º do ECD em vigor e as orientações das Cartas Circular CCPFC-3/2007 e CCPFC-1/2008, os formandos serão avaliados com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores - Insuficiente - 5 a 6,4 valores - Regular - 6,5 a 7,9 valores - Bom - 8 a 8,9 valores - Muito Bom - 9 a 10 valores - Excelente
Bibliografia
Estudo Nacional sobre as Comunidades Ciganas (Mendes, Magano e Candeias, 2014)Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas (2018). Os valores dos portugueses - European Values Study (Alice Ramos, Pedro C. Magalhães, 2021)
Anexo(s)
Observações
MODALIDADE DE PAGAMENTO : Associado/a: 25€ Não Associado/a: 55€ TRANSFERENCIA BANCARIA Para o IBAN PT50003503550003809353096 SUBMETA o comprovativo de pagamento na sua área pessoal do CFAMM ATENÇÃO: As inscrições só ficam validadas/confirmadas após o respetivo pagamento e a submissão do comprovativo Pedido de mais Informações para T. 218 246 020 ou cfamm@assp.pt NOTA: Os/as associados/as deverão ter as quotas regularizadas Após a conclusão da ação, o certificado ficará disponível. na sua área pessoal Caso pretenda envio por via postal, o custo é de €5,00
Formador
Nuno Miguel Moreira Teixeira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 09-11-2023 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 14-11-2023 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 16-11-2023 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 21-11-2023 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 30-11-2023 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |