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Dislexia : Identificar, intervir para o sucesso escolar e inclusão turma T1- 23/24

Apresentação

A aprendizagem e automatização da leitura e escrita exigem a aquisição e desenvolvimento de capacidades e processos significativamente complexos que, em muitas situações, algumas crianças demonstram dificuldades persistentes e duradouras, limitando-as na aquisição desta forma de comunicação. Estas dificuldades manifestam-se essencialmente no início da escolaridade em muitos alunos e são ultrapassadas naturalmente. Outras prolongam-se no tempo de forma persistente, com consequências mais ou menos graves do ponto de vista do acesso à informação e da sua estabilidade emocional ou afetiva, podendo configurar alguma forma de perturbação específica. Esta oficina de formação justifica-se pela inquietação que os professores vêm manifestando em lidar com as crescentes dificuldades apresentadas pelos alunos no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita, em particular com os que apresentam características disléxicas e disortográficas. Assim torna-se necessário analisar com os docentes as causas desta problemática, refletir sobre os processos de aquisição da linguagem escrita, as estratégias de ensino-aprendizagem mais adequadas e formas específicas de abordagem das perturbações da leitura e escrita, nomeadamente ao nível dos diferentes tipos de dislexia, disortografia e disgrafia.

Destinatários

Professores dos Grupos 110, 200, 210, 220, 910, 920 e 930

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 200, 210, 220, 910, 920 e 930. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 200, 210, 220, 910, 920 e 930.

Objetivos

- Promover uma reflexão sobre as diferentes características da aprendizagem da leitura e escrita e das estratégias de intervenção adequadas a cada situação; - Saber identificar os processos de aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita; - Compreender o conceito de leitura e identificar os processos cognitivos envolvidos; - Saber diferenciar perturbações específicas de leitura e escrita de dificuldades pontuais e transitórias; - Saber identificar os sinais característicos ou indicadores de dislexia e disortografia e as suas diferentes tipologias; - Identificar e implementar processos e estratégias de ensino-aprendizagem de alunos.

Conteúdos

1.ª sessão: - Apresentação e contratualização da oficina; - Linguagem oral e linguagem escrita: processos de aquisição, desenvolvimentos e mecanismos cognitivos envolvidos; - As perturbações específicas na linguagem escrita (dislexia, disortografia e disgrafia). 2.ª sessão: - Os diferentes tipos de dislexia; - As características dos erros típicos dos disléxicos e disortográficos; - Caracterização do disléxico e sinais de alerta, relativamente à aprendizagem e desenvolvimento da personalidade e emocional. 3ª sessão: - Técnicas e instrumentos de observação, diagnóstico e análise; - Análise de situações referenciadas pelos professores; - Construção de protocolos informais de caraterização das perturbações específicas. 4.ª sessão: - Análise e estudo colaborativo de situações identificadas pelos docentes, em grande grupo. 5.ª Sessão: - Análise e estudo colaborativo de situações identificadas pelos docentes, em grande grupo. 6.ª sessão: - Estratégias de intervenção e medidas pedagógicas em contexto de sala de aula; - Intervenção pedagógica de reeducação em contexto individual; - Organização de materiais, recursos educativos e adaptação de instrumentos de avaliação. 7.ª sessão: - Estratégias de intervenção e medidas pedagógicas em contexto de sala de aula; - Intervenção pedagógica de reeducação em contexto individual; - Organização de materiais, recursos educativos e adaptação de instrumentos de avaliação. 8.ª sessão: - Carta de princípios para a intervenção pedagógica com alunos com perturbações específicas de leitura e escrita (síntese dos trabalhos); - Avaliação

Metodologias

A ação decorrerá em sessões de trabalho de 3 horas, em regime pós-laboral e online. As sessões serão orientadas com recurso a metodologias e estratégias ativas e dinâmicas, procurando promover processos de trabalho em equipa, em parceria, pesquisa e tratamento de informação, análise de problemas e situações, troca de experiências potenciando os saberes individuais e momentos de reflexão em grande grupo, numa perspetiva de comunidade de aprendizagem. Todo o trabalho apresentado pelo formador e desenvolvido pelos formandos será realizado em suporte informático, constituindo um conjunto de recursos a disponibilizar posteriormente à comunidade educativa da área do Centro de Formação. Elaboração de um padlet de suporte à formação, como instrumento de partilha colaborativa de informação cientifica e recursos educativos.

Avaliação

A avaliação da atividade desenvolvida por cada formando será realizada de modo contínuo pelos formadores e tem como referência os objetivos e finalidades da ação. São tomados em consideração os seguintes aspetos, de acordo com a Carta Circular CCPFC - 3/2007: A obrigatoriedade de frequência de 2/3 das sessões; Instrumentos de avaliação dos formandos e respetiva ponderação: - Participação das atividades práticas (30%) - realização das atividades (30%) - Relatório final de reflexão crítica (40%) TOTAL :100%

Bibliografia

Batista, A; Ribeiro, Angelina (2006) Dislexia: Compreensão, Avaliação, Estratégias. QuartetoLopes, M. (2001). Dificuldades Específicas na Leitura e Escrita: a Dislexia. Braga: APPACDMSerra, H. (2008). NEE dos alunos disléxicos e/ou sobredotados. Revista Saber (e) Educar, 13, 137-147.Washburn, E. K., Joshi, R. M. & Binks-Cantrell, E. S. (2011). Teacher knowledge of basic language concepts and dyslexia. Dyslexia, 17,165-183.Woolhouse, C. (2012). Reflective practice and identity construction: the particularities of the experiences of teachers specialising in dyslexia. Reflective Practice, 13(6), 747-760

Observações

MODALIDADE DE PAGAMENTO : Associado/a: 40€ Não Associado/a: 85€ TRANSFERENCIA BANCARIA Para o IBAN PT50003503550003809353096  SUBMETA o comprovativo de pagamento na sua área pessoal do CFAMM ATENÇÃO: As inscrições só ficam validadas/confirmadas após o respetivo pagamento e a submissão do comprovativo Pedido de mais Informações para   T. 218 246 020 ou  cfamm@assp.pt  NOTA: Os/as associados/as deverão ter as quotas regularizadas Após a conclusão da ação, o certificado ficará disponível. na sua área pessoal Caso pretenda envio por via postal, o custo é de €5,00

Formador

Carlos Alberto da Pedreira Simões

Maria da Conceição do Carmo Farinha Rodrigues Henriques

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 08-01-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
2 15-01-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
3 22-01-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
4 29-01-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
5 05-02-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
6 19-02-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
7 26-02-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
8 04-03-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Online síncrona
Início: 08-01-2024
Fim: 04-03-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-114356/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Plataforma Zoom