192

BULLYING: PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO turma T1- 23/24

Apresentação

A escola deve assumir-se como um espaço privilegiado na prevenção e combate a todas as formas de violência. O fenómeno bullying, o qual se traduz como uma das manifestações da violência em contexto escolar, tem impacto negativo na aprendizagem e no bem-estar das crianças e dos adolescentes, com consequências de risco que podem persistir até à idade adulta. De acordo com a ONU, o bullying afeta uma em cada três crianças/jovens, pelo que se reveste de toda a importância a dinamização de ações de sensibilização, prevenção e intervenção, com vista à erradicação deste fenómeno.Assim, e tendo em conta o papel determinante dos docentes na prevenção da violência em contexto escolar, considera-se necessária a formação dos professores de forma a melhorar a sua competência em identificar, prevenir e intervir no fenómeno bullying.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Sensibilizar os participantes para o fenómeno bullying; - Reconhecer os diversos sinais de alerta que indiciem o envolvimento em comportamentos de bullying; - Promover a mobilização de estratégias de prevenção e intervenção no bullying.

Conteúdos

• Introdução à violência em contexto escolar e ao fenómeno bullying; • Causas e consequências do bullying; • Sinais de alerta no bullying; • Prevenção do bullying; • Intervenção no bullying.

Metodologias

Nesta formação, em regime de frequência e-learning, serão abordados os conteúdos recorrendo a metodologias ativas de ensino e de aprendizagem

Bibliografia

Amado, J. & Freire, I. (2002). Indisciplina e violência nas escolas. Compreender para prevenir. Porto: Edições ASA. Amado, J., & Freire, I. (Eds.). (2009). A(s) Indisciplina(s) na Escola. Coimbra: Edições Almedina. Arseneault, L., Bowes, L., & Shakoor, S. (2010). Bullying victimization in youths and mental health problems: 'much ado about nothing'?. Psychological medicine, 40(5), 717–729. https://doi.org/10.1017/S0033291709991383

Observações

Preço: Associado/a:12.5 € Não Associado/a:25€ Formas de pagamento: TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA Para o IBAN PT50003503550003809353096 SUBMETA o comprovativo de pagamento na sua área pessoal do CFAMM Pedido de mais Informações para   218 246 020 E-mail- cfamm@assp.pt

Formador

Miguel Pontes Moreno

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 18-10-2023 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
2 20-10-2023 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
Início: 18-10-2023
Fim: 20-10-2023
Acreditação: ACD12
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 6 h
Local: Zoom