OS 10 MANDAMENTOS DA ESCRITA CRIATIVA turma t1-23/24
Apresentação
É conhecida a grande relevância das operações cognitivas no processo criativo e como o estímulo da criatividade leva a um bom nível de desenvolvimento intelectual e à possibilidade de usar estratégias de pensamento que impactam positivamente no desenvolvimento de competências comunicativas, designadamente de escrita e da leitura. O formador orientará os participantes através da aplicação de estratégias pedagógicas e métodos de criação potenciadores de uma escrita original e de qualidade sobre a prática da escrita criativa, a construção de ambientes estimulantes e o desbloqueio para a escrita, desenvolvendo, assim, melhores competências comunicativas.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Escrever bem e de forma criativa é, mais do que nunca, uma ferramenta fundamental em todas as áreas, quer pessoais, quer profissionais. Esta ação formativa sobre Escrita Criativa tem como objetivos fundamentais: - Fazer de cada um dos participantes alguém capaz de escrever textos originais e ter flexibilidade criativa para se adaptar a qualquer tipo de composição escrita. - Estimular a aplicação dos princípios de geração de ideias. - Estimular a criatividade, a imaginação e sensibilidade. - Desenvolver a competência linguística.
Conteúdos
-Esta ação pretende estabelecer orientações sobre a prática da escrita criativa, a construção do ambiente estimulante, o desbloqueio para a escrita. -Serão realizadas abordagens ativas e métodos de criação potenciadores de uma escrita original e de qualidade. Mas, afinal, o que é a Escrita Criativa? Para que serve? Como poderei escrever melhor? Como poderei comunicar melhor por escrito? O que conquista um leitor? A resposta a estas e a muitas outras perguntas será dada nesta ação formativa, dinamizada por um escritor que já vendeu mais de um milhão de livros em todo o mundo.
Metodologias
Teórica-Prática
Avaliação
- Instrumentos de avaliação dos formandos: - Registo da assiduidade - Participação dos formandos
Modelo
Questionário de avaliação aplicado aos participantes na ACD
Bibliografia
BARBEIRO, Luís F. T. (1994). Consciência Metalinguística e Expressão Escrita. Porto, Edições Asa FREITAS, Pedro Chagas(2022). A Raridade das Coisas Banais. Oficina do Livro. MORAIS, M. F. (2001) – Definição e Avaliação da Criatividade. Braga Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho NORTON, C. (2001) - Os Mecanismos da Escrita Criativa Lisboa, Temas e Debates
Formador
Pedro Chagas Freitas
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 18-05-2024 (Sábado) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 25-05-2024 (Sábado) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Online síncrona |