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LER COM INTENCIONALIDADE turma T1-24/25

Apresentação

A leitura pode ajudar os alunos a melhorar em muitas áreas da sua vida através do desenvolvimento de competências transferíveis chave. Ler pode trazer uma série de benefícios de apropriação do mundo e académicos. Para envolver toda a turma, os alunos devem entender os benefícios em si mesmos. A leitura melhora as competências linguísticas, a memória e também pode ajudar a desenvolver o conhecimento da fonética e da memória do vocabulário, bem como a melhorar o foco e a concentração na realização da tarefa e todas competências necessárias na aprendizagem ao longo da vida. A leitura cultiva a curiosidade, cria empatia, reduz o stress em sala de aula e desenvolve competências fundamentais na vida à medida que os alunos desenvolvem a sua confiança, comunicação, resiliência, paciência, competências sociais e ligação com o mundo, cultura e comunidades em geral. Tudo isso, numa atmosfera que torna a leitura motivadora e divertida.

Destinatários

Professores dos Grupos 320, 330 e 350

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 320, 330 e 350. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 320, 330 e 350.

Objetivos

A aprendizagem de línguas estrangeiras é um processo que requer que os professores considerem a demonstração de diferentes papéis na sala de aula. Nas aulas de língua estrangeira, espera-se que os professores ensinem eficazmente, para orientar os alunos e para manter a ordem na sala de aula, e devem ser encorajados a utilizar a sua energia, o seu conhecimento e a sua motivação. Assim, os professores devem desempenhar vários papéis de acordo com as competências e necessidades dos alunos, como agentes motivadores, orientadores, planeadores, facilitadores e avaliadores. São principais objetivos deste curso: - Proporcionar aos professores estratégias diversificadoras para o desenvolvimento da competência da leitura dos seus alunos. - Aprender a gerir de forma eficaz o espaço da sala para proporcionar múltiplas oportunidades de praticar a leitura. - Prestar feedback /feedforward positivo, explícito e inclusivo aos alunos.

Conteúdos

. Práticas de leitura na sala de aula. . Formas de ensinar competências comunicativas, também uma perspetiva sociocultural, para autonomização e dotação dos alunos ao nível da L2, pois a capacidade de ler e interagir com o que se lê exige que os alunos se mantenham focados. . Estratégias para encorajar os alunos a definir objetivos para melhorar as competências dos vários géneros de Leitura. . Feedback /feedforward positivo, explícito e inclusivo na língua alvo: fazer com que os estudantes reflitam sobre o seu progresso em termos de competências ao nível do domínio da Leitura. . Estruturas de aprendizagem interativas e digitais. . Criação de planos de aula tendo como foco principal a leitura, designadamente adaptando atividades do manual. . Leitura e Biblioterapia . Formas de monitorização e avaliação.

Metodologias

1.Identificação do desafio: análise da causa raiz e identificação de pessoas. . Análise da Causa Raiz: definir o desafio- avaliar o seu estado atual- apresentar ideias sobre a forma de o resolver e potenciais ações de seguimento. . Identificação de Pessoas: docentes e alunos: . análise do perfil do aluno/professor com todos os participantes da oficina; desafios 2. Ideação . O objetivo é apresentar/criar/selecionar ideias: originalidade/simplicidade/eficácia das ideias; facilidade de implementação; incentivar os participantes a idealizar, descrever, avaliar e discutir as ideias selecionadas. Em suma: seleção, desenvolvimento e apresentação das ideias/estratégias/ferramentas. a. Seleção de ideias b. Desenvolvimento de Ideias 3. Aplicação prática: criação, produção 4. Avaliação da oficina

Avaliação

- Instrumentos de avaliação dos formandos e respetiva ponderação: - Participação /Contributos: - Participação nas sessões- 30% - Realização/Trabalho de aplicação de conteúdos: - Conceção, desenvolvimento e avaliação de recursos educativos- 30% - Relatório final de reflexão crítica (40%) - De acordo com o Art 46º do ECD em vigor e as orientações das Cartas Circular CCPFC-3/2007 e CCPFC-1/2008, os formandos serão avaliados com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores - Insuficiente - 5 a 6,4 valores - Regular - 6,5 a 7,9 valores - Bom - 8 a 8,9 valores - Muito Bom - 9 a 10 valores - Excelente

Bibliografia

Janet King Swaffar (1981). Reading in the Foreign Language Classroom: Focus on Process, Die Unterrichtspraxis / Teaching German, Vol. 14, No. 2 (Autumn, 1981), pp. 176-194 ;Ángela María Gamboa González (2017), Reading Comprehension in an English as a Foreign Language Setting: Teaching Strategies for Sixth Graders Based on the Interactive Model of Reading, Revista Folios, Universidad Pedagógica Nacional Colombia; Karen Acosta(2019), The Reading Comprehension Strategies of Second Language Learners: A Spanish-English Study, Dimension 2019- Coady, J., Magoto, J., Hubbard, P., Graney, J., & Mokhtari, K. (1993). High frequency vocabulary and reading proficiency in ESL readers. In T. Huckin, M. Haynes, & J. Coady (Eds.), Second language reading and vocabulary learning (pp. 217-226). Norwood, NJ: Ablex- Lervåg, A., & Aukrust, V.G. (2010). Vocabulary knowledge is a critical determinant of the difference in reading comprehension growth between first and second language learners. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 51(5), 612-620.

Observações

MODALIDADE DE PAGAMENTO : Associado/a: 40€ Não Associado/a: 90€ TRANSFERENCIA BANCARIA Para o IBAN PT50003503550003809353096  SUBMETA o comprovativo de pagamento na sua área pessoal do CFAMM ATENÇÃO: As inscrições só ficam validadas/confirmadas após o respetivo pagamento e a submissão do comprovativo Pedido de mais Informações para   T. 218 246 020 ou  cfamm@assp.pt  NOTA: Os/as associados/as deverão ter as quotas regularizadas Após a conclusão da ação, o certificado ficará disponível. na sua área pessoal Caso pretenda envio por via postal, o custo é de €5,00

Formador

Niki Paterianaki

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 22-11-2024 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
2 25-11-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
3 27-11-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
4 29-11-2024 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online assíncrona
5 02-12-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
6 04-12-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online assíncrona
7 09-12-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
8 11-12-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 22:00 4:00 Online síncrona
Início: 22-11-2024
Fim: 11-12-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-123547/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Online-Zoom

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