253

IGUALDADE DE GÉNERO E LINGUAGEM DE GÉNERO NO COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E DE GÉNERO CONTRA CRIANÇAS E JOVENS turma T1-24/25

Apresentação

A igualdade de género (IG) é um princípio fundamental que promove a equidade de oportunidades, direitos e responsabilidades entre todas as pessoas, independentemente do seu género. Esse conceito abrange diversas áreas da vida, incluindo educação, trabalho, saúde, política e Direitos Humanos. A IG na educação assegura que crianças e jovens, tenham acesso igual a oportunidades educacionais. Isso inclui, entre outros, garantir o acesso igual: eliminar barreiras que impedem o acesso de meninas e mulheres à educação; garantir um currículo inclusivo: promover materiais educativos que representem todos os géneros de maneira equilibrada e inclusiva; e garantir um ambiente seguro: criar um ambiente escolar seguro e acolhedor para todos os géneros, livre de discriminação e assédio. Sendo que a comunidade escolar inclui também pessoas adultas profissionais, a IG procura eliminar a discriminação de género e promover oportunidades iguais, nomeadamente, entre outros, assegurar que todos os géneros tenham as mesmas oportunidades de crescimento e desenvolvimento na carreira e implementar políticas que ajudem a equilibrar trabalho e vida pessoal, como licenças parentais e horários flexíveis. A IG é fundamental para a realização plena dos Direitos Humanos, nomeadamente no combate à violência de género (VG), na garantia de direitos reprodutivos e tratamento justo e igual perante a lei e a justiça. A IG é essencial para a construção de uma sociedade justa e equitativa. Envolve a eliminação de barreiras e preconceitos que limitam as oportunidades e direitos de qualquer género, promovendo assim um ambiente onde todos possam prosperar de maneira igualitária.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Facilitar o (re)conhecimento e aplicação de diferentes conceitos associados à IG; - Promover o conhecimento do enquadramento histórico cultural que alicerça as assimetrias de género; - Conhecer e debater evidências estatística na (des)IG; - Refletir e discutir as assimetrias de género; - Refletir e discutir sobre o impacto da educação na transgeracionalidade dos PG; - (Re)conhecer as tipologias da VG (RE)conhecer o enquadramento legal da VG; - Refletir sobre as implicações dos discursos sociais sobre a VGI ; - Problematizar as limitações/obstáculos ao combate à VGI em PT; - (Re)Conhecer práticas e discursos de discriminação; - Facilitar a identificação e definição de conceitos para a IG; - Promover a perceção da comunicação como veículo de transmissão de valores, crenças e atitudes; - Promover o reconhecimento das diferenças entre formas de comunicação discriminatórias, neutras e sensíveis ao género; - Caracterizar a VG e a VD; - Refletir sobre os modelos de intervenção psicossocial; - Enquadrar a VG ; Problematizar as especificidades da intervenção psicossocial com vítimas; - Analisar e discutir casos práticos à luz dos conhecimentos e competências adquiridas.

Conteúdos

. Módulo 1: - Igualdade de Género Definições e conceitos associados à IG; - Enquadramento histórico-cultural da IG; - Evidências Empíricas e Estatísticas; - Educação para a igualdade; - Ferramentas para promoção da igualdade Conceptualização da violência de género. - Enquadramento sociocultural da violência de género; - Tipologias da violência de género e seu enquadramento legal; - A realidade da VGI na Europa e em Portugal; - Características da VGI; - A violência no namoro; - Discursos sociais sobre a VGI; - Limitações/obstáculos ao combate à VGI em Portugal . . Módulo 2: - Linguagem Inclusiva Conceitos-chave para a igualdade de género; - A comunicação como veículo de transmissão de valores, crenças e atitudes; - Formas de comunicação discriminatórias, neutras e sensíveis ao género. . Módulo 3: - Violência Doméstica e Violência de Género contra crianças e jovens; - Tipologias, processos, dinâmicas, consequências e implicações da violência de género e a violência doméstica; - Modelos de intervenção psicossocial junto de vítimas de violência de género e de violência doméstica e os seus princípios reguladores; - Violência de género e violência doméstica a nível sociocultural e legal, numa perspetiva evolutiva, e analisar as suas políticas públicas; - Especificidades da intervenção psicossocial com vítimas de violência de género e violência doméstica crianças e jovens.

Metodologias

Para atingir os seus objetivos, o curso utilizará os seguintes métodos e recursos: As sessões serão teóricas e serão utilizadas metodologias expositivas, interrogativas e ativas.

Avaliação

- Instrumentos de avaliação dos/as formandos/as e respetiva ponderação: - Participação/intervenções (30%) Realização das atividades práticas (30%) - Relatório final de reflexão crítica (40%) - De acordo com o Art 46º do ECD em vigor e as orientações das Cartas Circular CCPFC-3/2007 e CCPFC1/2008, os formandos serão avaliados com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores - Insuficiente - 5 a 6,4 valores - Regular - 6,5 a 7,9 valores - Bom - 8 a 8,9 valores - Muito Bom - 9 a 10 valores - Excelente

Bibliografia

Comissão para a Cidadania e para a Igualdade de Género. (2017) ; Guiões de informação, género e cidadania Centro de Estudos Judiciários. (2020); Violência Doméstica:Implicações Sociológicas, Psicológicas e Jurídicas do Fenómeno (2ª edição)Presidência do Conselho de Ministros. (1976); Carta das Nações Unidas - Declaração Universal dos Direitos Humanos in Constituição da República Portuguesa Comissão para a Cidadania e para a Igualdade de Género. (2023); Igualdade de Género em Portugal .Boletim Estatístico 2023 e Indicadores Chave 2023.

Observações

MODALIDADE DE PAGAMENTO : Associado/a: 40€ Não Associado/a: 90€ TRANSFERENCIA BANCARIA Para o IBAN PT50003503550003809353096  SUBMETA o comprovativo de pagamento na sua área pessoal do CFAMM ATENÇÃO: As inscrições só ficam validadas/confirmadas após o respetivo pagamento e a submissão do comprovativo Pedido de mais Informações para   T. 218 246 020 ou  cfamm@assp.pt  NOTA: Os/as associados/as deverão ter as quotas regularizadas Após a conclusão da ação, o certificado ficará disponível. na sua área pessoal Caso pretenda envio por via postal, o custo é de €5,00

Formador

Paula Alexandrina Ribeiro Allen

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 28-01-2025 (Terça-feira) 18:30 - 22:00 3:30 Online síncrona
2 30-01-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 22:00 3:30 Online síncrona
3 04-02-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
4 06-02-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 22:00 3:30 Online síncrona
5 11-02-2025 (Terça-feira) 18:30 - 22:00 3:30 Online síncrona
6 13-02-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
7 18-02-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
8 19-02-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
Início: 28-01-2025
Fim: 18-02-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-127433/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: online-zoom

INSCREVER-ME