262

O Ensino da Música na Era Digital: Desafios e Oportunidades turma T2-24/25

Apresentação

O Ensino da Música na Era Digital: Desafios e Oportunidades é um curso totalmente online, em formato e-learning, com a duração de 25 horas, ao longo das quais os formandos serão desafios a refletir sobre a sua prática letiva musical face à crescente digitalização da Escola e à utilização das novas tecnologias no âmbito do ensino da música. Promovendo um percurso formativo gradual, ao longo da ação de formação serão apresentadas aos formandos diversas técnicas e estratégias básicas para a pedagogia e didática da música, desde os métodos e metodologias mais tradicionais até aos estudos e teorias mais recentes, que envolvem a utilização de ferramentas digitais. Por outro lado, serão apresentadas estratégias, dicas e boas práticas para promover a utilização adequada e equilibrada das novas tecnologias e recursos digitais no ensino da música. O objetivo final é que os formandos sejam capazes de criar os seus próprios recursos musicais para usar nas suas aulas, utilizando as ferramentas digitais e seguindo um planeamento prévio onde são tidos em conta os objetivos pedagógicos da disciplina musical que ensinam, o objetivo didático do recurso, o seu momento de utilização e as caraterísticas do público-alvo do recurso (idade dos alunos e respetivo nível de ensino e de literacia digital). Num período marcado por uma crescente utilização dos meios digitais aplicados a todas as disciplinas escolares, as artes não são exceção e os desafios multiplicam-se no dia-a-dia dos professores das áreas musicais.

Destinatários

Docentes de música: grupos 250, 610, M01 a M32

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes de música: grupos 250, 610, M01 a M32. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes de música: grupos 250, 610, M01 a M32.

Objetivos

No final da ação de formação, os formandos serão capazes de: 1. Reconhecer os conceitos básicos dos fundamentos da didática musical. 2. Saber distinguir e utilizar diferentes técnicas, estratégias e métodos didáticos musicais, adequando-os aos seus alunos. 3. Identificar as oportunidades e desafios para o ensino da música na Era Digital. 4. Criar recursos didáticos musicais digitais para aplicação na sua prática letiva.

Conteúdos

. Abertura do curso: apresentação e informação sobre as plataformas a utilizar + Abertura do Módulo 1 . Módulo 1 - Fundamentos básicos da didática musical - A aprendizagem da música a partir da infância · As aulas de música nos diferentes graus de ensino · - O ensino artístico · Aprender a Ensinar música · - O cérebro e a linguagem musical - Sedimentação de conhecimentos e aprofundamento dos temas do Módulo 1 + Abertura do Módulo 2 . Módulo 2 - Métodos, estratégias e técnicas para o Ensino da Música -Métodos e Instrumentos didáticos · Jogo, Imitação e Improvisação · A motivação do aluno de música · Lidar com a ansiedade no momento da performance e da apresentação em palco - Sugestões para o desenvolvimento de atividades práticas - Sedimentação de conhecimentos e aprofundamento dos temas do Módulo 2 + Abertura do Módulo 3 . Módulo 3 - As novas tecnologias e o Ensino da Música - A crescente digitalização da Escola e o Ensino da Música · - A literacia digital na sociedade e no ensino atual · As novas tecnologias no âmbito da educação e didática musical · Desafios e oportunidades do ensino da música na Era Digital - Sedimentação de conhecimentos e aprofundamento dos temas do Módulo 3 + Abertura do Módulo 4 - Aplicações didáticas das novas tecnologias no Ensino da Música - Do tradicional ao digital: recursos didáticos para o ensino da música · - A construção de recursos didáticos musicais: ferramentas e tecnologias · - Boas -práticas para a criação e utilização de recursos didáticos musicais digitais · - As ferramentas digitais como apoio às aulas de música presenciais - Aprofundamento dos temas do Módulo 4 + Feedback sobre os trabalhos finais apresentados + Fecho do curso

Metodologias

· dinâmicas de grupo: · pequenos debates que visam sedimentar conhecimentos e esclarecer quaisquer dúvidas que os formandos tenham acerca dos conteúdos do curso. Instrumentos de avaliação: · monitorização da participação e intervenções dos formandos. TRABALHO INDIVIDUAL FINAL Criação de um recurso didático musical em formato digital para utilizar nas suas aulas. ORIENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO TRABALHO FINAL PELO FORMADOR · através de fóruns e salas de conversação na plataforma, · por email, · por videoconferência, sempre que necessário. No final da ação de formação será facultado aos formandos um e-manual do curso com o resumo dos conteúdos ministrados, para consulta offline.

Avaliação

Os formandos serão avaliados conforme estipulado na Carta Circular CCPFC -3/2007 da responsabilidade conjunta do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua e da Direção Geral dos Recursos Humanos da Secretaria de Educação: «Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8.9 valores; Bom - de 6.5 a 7.9 valores; Regular - de 5 a 6.4 valores; Insuficiente - de 1 a 4.9 valores.» Os formandos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios: - Saber-estar: netiqueta, participação, pertinência e qualidade das intervenções realizadas (sessões síncronas e assíncronas) – 10% - Realização/Trabalho de aplicação de conteúdos (exercícios e atividades propostos ao longo do curso) – 60% - Trabalho final/reflexão crítica (criação de um recurso didático musical em formato digital para utilizar nas suas aulas) – 30%

Bibliografia

BOUCOURECHLIEV, André (1993). A Linguagem Musical. Edições 70. Lisboa.COLWELL, Richard e RUICHARDSON, Carol ed. (2002). The new handbook of reseach on music teaching and learning. Oxford University Press. Oxford.DE GAINZA, Violeta Hemesy (1977). Fundamentos, Materiales y Tecnicas de la Educación Musical . Ensayos y Conferencias: 1967-1974. Ricordi. Buenos Aires. FERREIRA, Carlos A. Rosa e SANTOS, Gilberto Lacerda (2014). A inclusão digital em meios de ensino formais e não-formais. Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. Cruz Quebrada. GORDON, Edwin E. (2015). Teoria de aprendizagem musical: competências, conteúdos e padrões. Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa.

Observações

MODALIDADE DE PAGAMENTO : Associado/a: 40€ Não Associado/a: 90€ TRANSFERENCIA BANCARIA Para o IBAN PT50003503550003809353096  SUBMETA o comprovativo de pagamento na sua área pessoal do CFAMM ATENÇÃO: As inscrições só ficam validadas/confirmadas após o respetivo pagamento e a submissão do comprovativo Pedido de mais Informações para   T. 218 246 020 ou  cfamm@assp.pt  NOTA: Os/as associados/as deverão ter as quotas regularizadas Após a conclusão da ação, o certificado ficará disponível. na sua área pessoal Caso pretenda envio por via postal, o custo é de €5,00

Formador

Francesco Luciani

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 20-01-2025 (Segunda-feira) 21:00 - 23:00 2:00 Online síncrona
2 23-01-2025 (Quinta-feira) 19:00 - 21:00 2:00 Online assíncrona
3 27-01-2025 (Segunda-feira) 21:00 - 23:00 2:00 Online síncrona
4 30-01-2025 (Quinta-feira) 19:00 - 23:00 4:00 Online assíncrona
5 03-02-2025 (Segunda-feira) 21:00 - 23:00 2:00 Online síncrona
6 06-02-2025 (Quinta-feira) 19:00 - 22:00 3:00 Online assíncrona
7 10-02-2025 (Segunda-feira) 21:00 - 23:00 2:00 Online síncrona
8 12-02-2025 (Quarta-feira) 19:00 - 22:00 3:00 Online assíncrona
9 13-02-2025 (Quinta-feira) 19:00 - 22:00 3:00 Online assíncrona
10 17-02-2025 (Segunda-feira) 21:00 - 23:00 2:00 Online síncrona
Início: 20-01-2025
Fim: 17-02-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-118359/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: zoom online

INSCREVER-ME