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COMO CONSTRUIR E GERIR UM BLOG ESCOLAR turma T1-24/25

Apresentação

O blog é uma ferramenta de comunicação digital que pode ter várias valências no âmbito escolar, desde a sua utilização como projeto de jornalismo escolar e facilitador de aprendizagens, à sua vertente mais social e interativa, que promove a união e colaboração entre os elementos da comunidade escolar. Envolver os alunos na construção de um blog escolar, não só é uma forma de treinar e melhorar as suas competências de escrita, leitura e comunicação, mas também desenvolver o seu sentido de responsabilidade, organização, disciplina e compromisso. Tanto para professores, como para alunos, um blog é um projeto comum, em que colaboram além da normal rotina escolar. É uma oportunidade de trabalhar em equipas multidisciplinares, e melhorar competências sociais, de gestão do tempo e cumprimento de prazos. Enquanto ferramenta de jornalismo escolar, o blog não só é uma forma para as Escolas promoverem a formação integral dos seus alunos, oferecendo novas formas e oportunidades para ampliarem os seus conhecimentos e competências dentro e fora da sala de aula, como também representa uma oportunidade para criar uma maior abertura e ligação da Instituição com a sociedade em geral. O crescente interesse pela criação de blogues escolares exige aos professores que coordenam este tipo de projeto, novos conhecimentos e habilidades, incluindo competências digitais. Esta formação visa apoiar os docentes na renovação de competências para a criação, gestão e desenvolvimento de blogues escolares.

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

No final desta ação de formação, os formandos serão capazes de: 1. Compreender a importância da dinamização de um projeto de jornalismo escolar para os alunos e para a comunidade escolar. 2. Promover o envolvimento de diferentes atores escolares na criação, produção e gestão do blog escolar, percebendo, ao mesmo tempo, a melhor forma para divulgar o blog junto desse público-alvo. 3. Criar um blog escolar a partir do zero, tendo em conta os objetivos pedagógicos que lhe estão subjacentes, os intervenientes no projeto e os meios disponíveis. 4. Aplicar diferentes técnicas e estratégias de escrita para blogues . 5. Conhecer diferentes ferramentas que se podem aplicar na gestão do blog escolar, para transformá-lo num projeto de jornalismo escolar que perdura no tempo.

Conteúdos

A ação desenvolve-se em 3 módulos, num total de 25 horas, das quais 11h são síncronas e 14h são assíncronas. Os módulos são explorados com os conteúdos a seguir apresentados: . Módulo 1: O blog como forma de jornalismo escolar (2h síncronas + 2h assíncronas_Total: 4h) O papel e importância do jornalismo escolar | O blog como forma de jornalismo escolar | O blog escolar como ferramenta didática | O envolvimento dos alunos e da comunidade escolar num projeto de blog escolar . Módulo 2: A construção de um blog escolar (4h síncronas + 8h assíncronas_Total: 12h) O planeamento de um blog escolar | Ferramentas digitais para criar e trabalhar blogues . Módulo 3: A gestão corrente de um blog escolar (5h síncronas + 4h assíncronas_Total: 9h) Técnicas de escrita para blogues | Ferramentas de apoio à gestão de um blog | A divulgação do blog escolar.

Metodologias

O curso tem carácter teórico-prático, desenvolvendo-se em ambiente e-Learning. . Plataformas a utilizar ao longo da formação: -Moodle (sessões assíncronas); - Zoom (sessões síncronas). Em geral, ao longo das sessões do curso, serão usados os métodos expositivo, interrogativo e demonstrativo. SESSÕES ASSÍNCRONAS . Ferramentas didáticas a utilizar: - Recursos multimédia; - Manuais digitais; - Exercícios escritos; - Fóruns; - Tutoriais; - Email. . Tutoria da formadora: - Intervenções nos fóruns; - Resposta a mensagens com dúvidas e outras solicitações sobre o curso. SESSÕES SÍNCRONAS . Metodologia: - Dinâmicas de grupo; - Debates; - Flipped classroom; - Apresentação de ferramentas e técnicas de escrita e jornalismo.

Avaliação

- Instrumentos de avaliação dos formandos e respetiva ponderação: - 20% saber-estar (netiqueta, participação/contributos, dinâmica de participação, pertinência e qualidade das intervenções realizadas nas sessões síncronas e assíncronas). - 50% realização das tarefas/atividades propostas e aplicação de conteúdos (conceção, desenvolvimento e avaliação de recursos educativos, qualidade dos materiais produzidos e evidências do trabalho desenvolvido ao longo do curso, iniciativa e espírito crítico). - 30% reflexão crítica final (aquisição e aplicação dos conhecimentos adquiridos, demonstrados na elaboração de uma reflexão crítica escrita individual). - De acordo com o Art 46º do ECD em vigor e as orientações das Cartas Circular CCPFC-3/2007 e CCPFC-1/2008, os formandos serão avaliados com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores - Insuficiente - 5 a 6,4 valores - Regular - 6,5 a 7,9 valores - Bom - 8 a 8,9 valores - Muito Bom - 9 a 10 valores - Excelente

Bibliografia

Afonso, Carolina e Alvarez, Sandra (2017). Como criar, comunicar e rentabilizar um blog. Marcador. BarcarenaBlood, Rebecca (2002). The weblog handbook: practical advice on creating and maintaining your blog. Perseus Publishing. Cambridge.Mariano, Martim (2023). Dar a volta ao texto. Ideias de Ler. Porto.Silva, Paula Oliveira (2009). Blogo, logo existo. Media XXI. Lisboa.Zinsser, William (2016). On writing well: the classic guide to writing nonfiction. Harper Perennial. Nova Iorque.

Observações

MODALIDADE DE PAGAMENTO : Associado/a: 40€ Não Associado/a: 90€ TRANSFERENCIA BANCARIA Para o IBAN PT50003503550003809353096  SUBMETA o comprovativo de pagamento na sua área pessoal do CFAMM ATENÇÃO: As inscrições só ficam validadas/confirmadas após o respetivo pagamento e a submissão do comprovativo Pedido de mais Informações para   T. 218 246 020 ou  cfamm@assp.pt  NOTA: Os/as associados/as deverão ter as quotas regularizadas Após a conclusão da ação, o certificado ficará disponível. na sua área pessoal Caso pretenda envio por via postal, o custo é de €5,00

Formador

Alexandra Carla Nunes Gomes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 21-01-2025 (Terça-feira) 20:00 - 22:00 2:00 Online síncrona
2 23-01-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online assíncrona
3 28-01-2025 (Terça-feira) 20:00 - 22:00 2:00 Online síncrona
4 30-01-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 22:00 4:00 Online assíncrona
5 04-02-2025 (Terça-feira) 20:00 - 22:00 2:00 Online síncrona
6 06-02-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 22:00 4:00 Online assíncrona
7 11-02-2025 (Terça-feira) 20:00 - 22:00 2:00 Online síncrona
8 13-02-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 22:00 4:00 Online assíncrona
9 18-02-2025 (Terça-feira) 20:00 - 23:00 3:00 Online síncrona
Início: 21-01-2025
Fim: 18-02-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-127411/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: online-zoom