265

A INTEGRAÇÃO DAS STEAM COM AS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS UTILIZANDO A IA turma T1-24/25

Apresentação

Embora exista uma vasta gama de oportunidades de formação digital e cursos desenhados para os grupos 200, 400 e 420, persiste um segmento sub explorado que cruza estes domínios. Com este curso pretende-se colmatar essa falha, utilizando ferramentas digitais ,particularmente as novas tecnologias ligadas à Inteligência Artificial para fomentar abordagens pedagógicas dinâmicas que enriqueçam o ensino de História e Geografia com maior significado, recorrendo a metodologias ativas. O propósito é apoiar os docentes no desenvolvimento de ambientes educativos inovadores e na sua implementação efetiva, harmonizando-os com as disciplinas STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e não STEAM. Mediante uma análise crítica da execução e dos resultados alcançados, é nosso objetivo dotar os educadores de instrumentos adequados para ultrapassar os desafios da atualidade, assegurando que cada aluno atinja as competências definidas pelo PASEO.

Destinatários

Professores dos Grupos 200, 400 e 420

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 400 e 420. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 400 e 420.

Objetivos

- Compreender a necessidade de implementar práticas pedagógicas apoiadas em metodologias ativas, promotoras do desenvolvimento de competências do século XXI; - Aprofundar conhecimentos pedagógico-didáticos no âmbito da aplicação de ferramentas digitais evidenciando um apostura o crítica relativamente aos resultados da análise, interpretação e representação da informação; - Desenvolver competências digitais fundamentais para o trabalho com ferramentas específicas na didática da Geografia e História; - Conhecer, criar e/ou explorar recursos educativos digitais para integrar em planos de aula a usar na sala de aula ou fora dela; - Estimular a partilha entre os docentes; - Formular estratégias pedagógicas inovadoras e promotoras das competências digitais.

Conteúdos

Introdução ao Curso: Objetivos e estrutura do Curso . Módulo 1: A Inteligência Artificial na Educação, o seu contributo para nas Ciências Sociais e Humanas -Identificação dos conceitos básicos da Inteligência Artificial e sua utilização na sala de aula; - Considerações éticas no uso da IA na educação e discussão sobre a garantia de privacidade e segurança dos dados; - Dinamização de planos de aula utilizando a IA, através de ferramentas como a School AI e Magic School. . Módulo 2: Conceito de aprendizagem ativa - Apresentação das Metodologias ativas, o quê e para quê?; - Implementação de técnicas e atividades práticas que fomentam a aprendizagem ativa nas nossas salas de aula. . Módulo 3: Ferramentas e aplicações orientadas para o ensino da história e geografia - Revisão de conceitos essenciais; -Exploração da importância da integração da geografia com a tecnologia: o Google Maps e o Google Earth Web aplicado ao ensino das ciências sociais e humanas; - Apresentação dos tipos e formatos de imagem, partilha, armazenamento, exportação/importação do projeto e manipulação da informação; - Elaboração de projetos utilizando o Google Maps e/ ou o Google Earth Web, explorando das potencialidades do trabalho colaborativo. . Módulo 4: Ferramentas e aplicações orientadas para o ensino das áreas STEAM e Não STEAM, utilizando diversas ferramentas digitais - Identificação das competências essenciais para o século XXI; - Apresentação dos conceitos STEAM VS NÃO STEAM; - Divulgação de instituições e projetos que promovem atividades que utilizam a metodologia STEAM a plataforma Scientix; - Identificação das principais abordagens pedagógicas no ensino das STEAM; - Exemplificação de Bancos de Recursos Educativos Abertos. . Módulo 5: Práticas Integradas de avaliação - Apresentação de estratégias de avaliação no âmbito das ciências sociais e humanas; - Introdução às ferramentas digitais para apoiar as práticas integradas de avaliação. . Módulo 6: Apresentação dos trabalhos e avaliação - Apresentação dos materiais didáticos sobre os temas abordados; - Reflexão final sobre o curso: Discussão sobre as principais aprendizagens e experiências adquiridas.

Metodologias

Para atingir os seus objetivos, o curso utilizará os seguintes métodos e recursos: - Momentos de exposição de conteúdos: serão utilizadas para apresentar os conceitos e as ideias fundamentais sobre a argumentação e os seus procedimentos lógicos de análise crítica. - Exercícios práticos: serão utilizados para permitir aos participantes aplicar os conhecimentos adquiridos. - Trabalho cooperativo: será utilizado para promover a colaboração e o trabalho em equipa.

Avaliação

- Instrumentos de avaliação dos formandos e respetiva ponderação: - Participação/intervenções (30%) Realização das atividades práticas (30%) - Relatório final de reflexão crítica (40%) - De acordo com o Art 46º do ECD em vigor e as orientações das Cartas Circular CCPFC-3/2007 e CCPFC-1/2008, os formandos serão avaliados com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores - Insuficiente - 5 a 6,4 valores - Regular - 6,5 a 7,9 valores - Bom - 8 a 8,9 valores - Muito Bom - 9 a 10 valores - Excelente

Bibliografia

Aires, L. (2011). Paradigma Qualitativo e Práticas de Investigação Educacional. Universidade Aberta.https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/2028.Fernandes, D. (2020). Avaliação pedagógica, currículo e pedagogia: Contributos para uma discussão necessária. Revistade Estudos Curriculares, 2(11), 72-84.Holstein, K.; Mclaren, B. M.; Aleven, V. (2019), Intelligent tutors as teachers' aides: exploring teacher needs for real-timeanalytics in blended classrooms. Proceed-ings of the 2019 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems, p. 1-14. Matos, J.F. (2010). Princípios Orientadores para o Desenho de Cenários de Aprendizagem. Lisboa: Projeto LEARN.Kerski, J.J.; Geo-awareness, geo-enablement, geotechnologies, citizen science, and storytelling: Geography on the worldstage. Geogr. Compass, 9:14,26. doi:10.1111/ gec3.12193.

Observações

MODALIDADE DE PAGAMENTO : Associado/a: 40€ Não Associado/a: 90€ TRANSFERENCIA BANCARIA Para o IBAN PT50003503550003809353096  SUBMETA o comprovativo de pagamento na sua área pessoal do CFAMM ATENÇÃO: As inscrições só ficam validadas/confirmadas após o respetivo pagamento e a submissão do comprovativo Pedido de mais Informações para   T. 218 246 020 ou  cfamm@assp.pt  NOTA: Os/as associados/as deverão ter as quotas regularizadas Após a conclusão da ação, o certificado ficará disponível. na sua área pessoal Caso pretenda envio por via postal, o custo é de €5,00

Formador

Carla Gabriela Matos de Sousa

Sandra Isabel Paiva Melro

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 30-10-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online síncrona
2 31-10-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online assíncrona
3 13-11-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
4 14-11-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online assíncrona
5 20-11-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
6 21-11-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online assíncrona
7 27-11-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online síncrona
8 28-11-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online assíncrona
9 04-12-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
Início: 30-10-2024
Fim: 04-12-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-127271/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: online-zoom

INSCREVER-ME