HISTÓRIA E CULTURA CIGANAS : O CONHECIMENTO COMO FACILITADOR DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS E DA APRENDIZAGEM turma T1- 24-25
Apresentação
Estima-se que residam em Portugal entre 40000 e 60000 pessoas ciganas. (Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas, ACIDI, 2013). Este enorme intervalo de 20000 pessoas reflete o desconhecimento existente no nosso país acerca desta etnia. Este desconhecimento vai muito mais além e é muito mais profundo do que a estimativa do número total de habitantes da etnia, generalizando-se a várias áreas fundamentais tais como a educação, emprego, habitação, saúde e justiça. Persistem, em relação aos ciganos, sentimentos e práticas de racismo e discriminação que se traduzem em desigualdades sociais no acesso aos principais direitos de cidadania. (CE, 2012). De acordo com o estudo "Os valores dos Portugueses" da Gulbenkian, publicado no âmbito da sessão pública de apresentação da 5ª edição do European Values Study (2017-2020), foi perguntado aos inquiridos se gostariam ou não de ter como vizinhos grupos de pessoas com características diferentes da maioria. Os resultados indicam que , de entre um conjunto de 8 grupos de pessoas, há 3 que são mais rejeitados: ciganos (59%), alcoólicos (62%) e toxicodependentes (64%) ... É urgente, desmistificar as crenças em relação à cultura cigana, criando pontes para a interação e conhecimento mútuo. Esta formação pretende capacitar os/as docentes de conhecimentos e competências facilitadoras do trabalho educativo com crianças e jovens ciganos/as. Pretende-se que o conhecimento por parte dos/as docentes, da diversidade cultural das pessoas ciganas se constitua enquanto alavanca da inclusão escolar das crianças e jovens desta etnia potenciando o seu sucesso educativo
Destinatários
Educadores de Infância, dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Promover a aquisição de conhecimentos sobre história e cultura ciganas. - Desenvolver atitudes e comportamentos inclusivos. - Potenciar a eficácia do trabalho de docentes com crianças e jovens ciganos/as. - Promover o desenvolvimento de competências e estratégias eficazes no trabalho com pessoas ciganas. - Conhecer as boas práticas existentes no trabalho com pessoas cigana.
Conteúdos
1. História do povo cigano - 4h 2. Igualdade de género na etnia cigana - 3h 3. A etnia cigana e a educação - 6h 4. Boas práticas no trabalho com pessoas ciganas - 5h 5. Estratégias eficazes de trabalho com pessoas ciganas - 7h
Metodologias
As sessões serão teórico/práticas com utilização de metodologias participativas apelando ao envolvimento e máxima participação por parte dos/as formandos/as no processo de ensino-aprendizagem, para que assim, possam desenvolver competências e adquirir conhecimentos que fomentem a mudança de atitudes. A utilização de metodologias ativas e participativas potenciará a partilha de experiências de docência e a identificação de oportunidades de melhoria no trabalho educativo com crianças e jovens ciganos/as.
Avaliação
Instrumentos de avaliação dos formandos e respetiva ponderação: - Participação/intervenções (30%) - Realização das atividades práticas (30%) - Relatório final de reflexão crítica (40%) - De acordo com o Art 46º do ECD em vigor e as orientações das Cartas Circular CCPFC-3/2007 e CCPFC-1/2008, os formandos serão avaliados com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores - Insuficiente - 5 a 6,4 valores - Regular - 6,5 a 7,9 valores - Bom - 8 a 8,9 valores - Muito Bom - 9 a 10 valores - Excelente
Bibliografia
Estudo Nacional sobre as Comunidades Ciganas (Mendes, Magano e Candeias, 2014); Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas (2018)Os valores dos portugueses - European Values Study (Alice Ramos, Pedro C. Magalhães, 2021)
Observações
MODALIDADE DE PAGAMENTO : Associado/a: 40€ Não Associado/a: 90€ TRANSFERENCIA BANCARIA Para o IBAN PT50003503550003809353096 SUBMETA o comprovativo de pagamento na sua área pessoal do CFAMM ATENÇÃO: As inscrições só ficam validadas/confirmadas após o respetivo pagamento e a submissão do comprovativo Pedido de mais Informações para T. 218 246 020 ou cfamm@assp.pt NOTA: Os/as associados/as deverão ter as quotas regularizadas Após a conclusão da ação, o certificado ficará disponível. na sua área pessoal Caso pretenda envio por via postal, o custo é de €5,00
Formador
Nuno Miguel Moreira Teixeira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 11-11-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 13-11-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 18-11-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 20-11-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 25-11-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 27-11-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 02-12-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 04-12-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Online síncrona |