267

TAREFAS MATEMÁTICAS PARA UMA APRENDIZAGEM COM SUCESSO NO 1.º CICLO turma T1-24/25

Apresentação

A ação surge da necessidade de formação de professores do 1.º ciclo para a operacionalização dos documentos curriculares em vigor, concretamente as Aprendizagens Essenciais de Matemática para o 1.º ciclo. O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) interpela-nos e questiona o papel da escola e do sistema educativo de modo a contribuir para o desenvolvimento de valores e de competências nos alunos que lhes permitam responder aos desafios complexos deste século e fazer face às imprevisibilidades resultantes da evolução do conhecimento e da tecnologia (p.7). A mais recente recomendação do Conselho Nacional da Educação, Recomendação n.º 5/2024 sobre a concretização do PASEO, refere a Centralidade do aluno no desenvolvimento do currículo e a Valorização da voz do aluno, salientando o papel central que este tem na aprendizagem, sendo importante que esse papel seja conferido e estimulado pelos professores (p.8). As competências associadas ao Raciocínio e à Resolução de Problemas implicam que os alunos sejam capazes de: interpretar informação, planear e conduzir pesquisas; gerir projetos e tomar decisões para resolver problemas; desenvolver processos conducentes à construção de produtos e de conhecimento, usando recursos diversificados (PASEO).

Destinatários

Professores de 1º ciclo, 110

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de 1º ciclo, 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de 1º ciclo, 110.

Objetivos

- Dotar os professores de conhecimento sobre os documentos curriculares em vigor para o ensino da matemática no 1.º ciclo; - Articular conhecimentos, capacidades e atitudes na planificação de tarefas matemáticas; - Planificar diferentes tipos de tarefas para uma aprendizagem matemática com sucesso; - Discutir aspetos da didática da matemática relacionados com a prática da sala de aula; - Promover a partilha de experiências e o trabalho colaborativo entre professores.

Conteúdos

. 1.ª sessão (3h) - A natureza das tarefas matemáticas . 2.ª sessão (3h) - O papel do professor na sala de aula de matemática . 3.ª sessão (3h) - Planificar uma aula de matemática: conhecimento, capacidades e atitudes - assíncrona . 4.ª sessão (3h) - Práticas de ensino exploratório da matemática . 5.ª sessão (3h) - Vamos planificar uma aula de matemática - assíncrona . 6.ª sessão (3h) - Cenários para investigação no 1.º ciclo . 7.ª sessão (3h) - Ambientes de aprendizagem, de volta à natureza das tarefas matemáticas . 8.ª sessão (2h) - Partilha de experiências e de materiais - assíncrona . 9.ª sessão(2h) - Partilha de experiências e de materiais

Metodologias

O curso de formação está organizado em 9 sessões. São 7 sessões de 3 horas e as 2 últimas sessões de 2 horas. As sessões de natureza teórico/prática (1, 2, 4, 6) incidem em aspetos da didática da matemática e intercalam com sessões práticas (3, 5, 7) de planificação de tarefas matemáticas e discussão sobre as práticas da sala de aula. As duas últimas sessões promovem a partilha de conhecimento, de experiência e dos materiais produzidos. Cada sessão teórico/prática tem por base a leitura e análise de um texto. Começa com uma abordagem ao tema, seguido da realização de uma tarefa em grupo, termina com a apresentação de uma síntese do trabalho dos formandos. As sessões práticas para planificação de tarefas matemáticas incidem nas AE Matemática dos anos de escolaridade que os formandos lecionam ou qualquer ano de escolaridade do 1.º ciclo, à escolha dos formandos.

Avaliação

Na avaliação dos formandos serão considerados: a participação, o trabalho realizado durante as sessões teórico/práticas e as planificações elaboradas nas sessões práticas. O trabalho final é um relatório de reflexão crítica individual sobre o trabalho realizado. - Participação /Contributos- 30% - Realização/Trabalho de aplicação de conteúdos- 30% - Reflexão Crítica- 40% - De acordo com o Art 46º do ECD em vigor e as orientações das Cartas Circular CCPFC-3/2007 e CCPFC-1/2008, os formandos serão avaliados com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores - Insuficiente - 5 a 6,4 valores - Regular - 6,5 a 7,9 valores - Bom - 8 a 8,9 valores - Muito Bom - 9 a 10 valores - Excelente

Bibliografia

Canavarro, A. P., Oliveira, H., & Menezes, L. (2012). Práticas de ensino exploratório da matemática: O caso de Célia. In A. P. Canavarro, L. Santos, A. Boavida, H. Oliveira, L. Menezes, & S. Carreira (Eds.), Investigação em Educação Matemática : Práticas de ensino da Matemática, Livro de Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática EIEM2012 (pp. 255-266). Castelo de Vide: SPIEM. Educação e Matemática, 2022, nº 162 (número temático sobre pensamento computacional).Ponte, J. P. (2005). Gestão curricular em Matemática. In GTI (Ed.), O professor e o desenvolvimento curricular (pp. 11–34). Lisboa: APM. Skovsmose, Ole; Cenários para Investigação, (ISBN 978-85-89082-23-5). Stein, M., & Smith, M.(2009). Tarefas matemáticas como quadro para a reflexão: da investigação à prática (artigo original publicado em 1998). Educação e Matemática, 105, 22-28.

Anexo(s)

Observações

MODALIDADE DE PAGAMENTO : Associado/a: 40€ Não Associado/a: 90€ TRANSFERENCIA BANCARIA Para o IBAN PT50003503550003809353096  SUBMETA o comprovativo de pagamento na sua área pessoal do CFAMM ATENÇÃO: As inscrições só ficam validadas/confirmadas após o respetivo pagamento e a submissão do comprovativo Pedido de mais Informações para   T. 218 246 020 ou  cfamm@assp.pt  NOTA: Os/as associados/as deverão ter as quotas regularizadas Após a conclusão da ação, o certificado ficará disponível. na sua área pessoal Caso pretenda envio por via postal, o custo é de €5,00

Formador

Célia Maria Ferreira Guerra Cascais

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 13-01-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
2 20-01-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
3 24-01-2025 (Sexta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online assíncrona
4 27-01-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
5 31-01-2025 (Sexta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online assíncrona
6 03-02-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
7 10-02-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
8 14-02-2025 (Sexta-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online assíncrona
9 17-02-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online síncrona
Início: 13-01-2025
Fim: 17-02-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-127519/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: online-zoom

INSCREVER-ME