PLNM- A DIVERSIDADE COMO OPORTUNIDADE NA SALA DE AULA turma T1 2024-2025
Apresentação
Atendendo à conjuntura nacional, onde a população migrante cresce e os desafios do acolhimento prendem-se com a inserção das crianças e jovens no contexto escolar, este curso pretende ser um espaço de partilha e de reflexão com os participantes, no sentido de construir caminhos possíveis para o maior sucesso dos alunos migrantes nas escolas portuguesas. É, pois, objetivo da escola do século XXI que se deem cumprimento às dimensões ético-sociais que preveem a inclusão de todo e qualquer discente, não obstante a sua origem. Nas palavras do MEC, uma inclusão bem-sucedida é um processo contínuo que requer, por um lado, flexibilidade e adaptação às necessidades individuais dos alunos e, por outro, preparação e mudanças nas dinâmicas e cultura da escola (Direção-Geral da Educação, 2024. Inclusão de alunos migrantes em meio educativo), pelo que impera a reflexão contínua sobre esta dinâmica de acolhimento de alunos migrantes, neste caso em particular, dos não falantes de Português.
Destinatários
Professores dos Grupos 200, 210 e 300
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 210 e 300. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 210 e 300.
Objetivos
Pretende-se : - Identificar e interpretar o suporte legislativo; - Aprofundar as especificidades do trabalho no âmbito do PLNM; - Analisar instrumentos curriculares, orientações metodológicas e recursos pedagógicos; - Problematizar estratégias de trabalho relativas aos diferentes domínios curriculares; - Refletir sobre avaliação em PLNM.
Conteúdos
1. Enquadramento do trabalho no âmbito do PLNM (conceitos; suporte legal; documentos de referência; procedimentos essenciais; orientações estratégicas; a articulação entre o PLNM e as restantes áreas curriculares). 2. Comunicação oral e escrita (ambientes promotores da aprendizagem da linguagem oral e escrita; dispositivos que contribuem para favorecer, acelerar e regular a produção da linguagem oral e escrita; conceções e estatuto da gramática nas aulas de língua; o papel do professor no desenvolvimento da linguagem oral e escrita dos alunos). 3. Práticas pedagógicas promotoras do desenvolvimento da linguagem oral e escrita (problematização/desenho de cenários pedagógicos; análise/produção de recursos pedagógicos; estratégias e processos de produção interativa na sala de aula; a construção de produtos culturais no âmbito de projetos; a função epistémica do trabalho de revisão cooperada de textos). 4. Perspetivas sobre a avaliação em PLNM (a avaliação da proficiência linguística; dinâmicas e instrumentos de (auto)regulação das aprendizagens; o papel da apreciação dos discursos e da revisão no desenvolvimento das competências de comunicação).
Metodologias
Este curso seguirá uma metodologia teórico-prática com um pendor mais prático e de exemplificação dos recursos, combinando momentos de exposição de conteúdos, com reflexão participada a partir de tarefas realizadas individualmente e/ou em grupo. O Curso de 25h foi concebido para ser desenvolvido a distância, através de sessões online , com recurso a uma plataforma e-learning, disponibilizada pelo Centro de Formação. As sessões serão síncronas (16h) e assíncronas (9h). Os formandos terão acesso a materiais (ex: casos práticos, vídeos...) e poderão formular perguntas ao formador com respetivo feedback na plataforma Moodle.
Avaliação
- Instrumentos de avaliação dos formandos e respetiva ponderação: - Participação/intervenções (30%) - Realização das atividades práticas (30%) - Relatório final de reflexão crítica (40%) - De acordo com o Art 46º do ECD em vigor e as orientações das Cartas Circular CCPFC-3/2007 e CCPFC-1/2008, os formandos serão avaliados com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores - Insuficiente - 5 a 6,4 valores - Regular - 6,5 a 7,9 valores - Bom - 8 a 8,9 valores - Muito Bom - 9 a 10 valores - Excelente
Bibliografia
Conselho da Europa 2001- Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas :Aprendizagem, Ensino, Avaliação. Porto, Edições Asa.LEIRIA. I ( coord) 2008; Orientações Programáticas de Português Língua Não Materna (PLNM) Ensino Secundário Formação Geral Cursos Científico-Humanísticos, Lisboa : DGIDCLEIRIA, I. 2006 . Léxico, aquisição e ensino do português europeu língua não materna, Lisboa, Fundação para a Ciência e Tecnologia . Fundação Calouste Gulbenkian (FCT FCG) .Direção-Geral de Educação, 2018; Aprendizagens essenciais; Direção-Geral da Educação. 2024, Inclusão de alunos migrantes em meio educativo.
Formador
Maria Alexandra das Neves Barreto
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-11-2024 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 11-11-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online assíncrona |
3 | 15-11-2024 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 18-11-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online assíncrona |
5 | 22-11-2024 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 25-11-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online assíncrona |
7 | 29-11-2024 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 30-11-2024 (Sábado) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online assíncrona |
9 | 02-12-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |