EDUCAÇÃO PELA ARTE - AS ARTES INTEGRADAS NO CURRÍCULO turma T1- 24/25
Apresentação
O documento "O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória", referência central para a organização da escola e das aprendizagens, aponta-nos um caminho no sentido da transversalidade de um conjunto de competências que se encontram plasmadas nas áreas de expressões artísticas presentes no 1º ciclo do ensino Básico. Também o Roteiro de Educação Artística (REA), refere que a cultura e a arte são componentes essenciais de uma educação completa que conduza ao pleno desenvolvimento do indivíduo. Por isso a Educação Artística é um direito humano universal, para todos os aprendentes, (p.5). Apesar das referências nos documentos oficiais e reguladores da prática pedagógica, as expressões artísticas têm, muitas vezes, uma presença tímida nas escolas. Tal facto deve-se, amiúde, à insegurança sentida por docentes que receiam o risco de atividades que não dominam em pleno. Daí a pertinência desta ação de formação, como um contributo importante para a capacitação dos docentes nas áreas de expressões artísticas.
Destinatários
Professores dos Grupos 110 e 120
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110 e 120. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110 e 120.
Objetivos
- Compreender os princípios da Educação Artística e a contribuição da mesma para o desenvolvimento integral do aluno; - Capacitar os participantes para a aplicação de técnicas que abranjam os domínios preconizados nas AE de Artes Visuais, Dança, Expressão Dramática/Teatro e Música; - Reconhecer a força criadora e transformadora das diferentes formas de expressão artística e a sua aplicação na educação; - Habilitar os participantes a integrar as expressões artísticas teatrais na planificação das atividades letivas, integrando as diferentes áreas do conhecimento.
Conteúdos
A organização das sessões segue a estrutura das Aprendizagens Essenciais, da seguinte forma: Sessão 1- Introdução à ação; - A educação pela arte; - A contribuição das artes para o desenvolvimento das áreas de competência do Perfil do Aluno. Sessão 2- Artes Visuais -ver e fazer; experimentar materiais; produzir e analisar; comunicar através de produções bidimensionais e tridimensionais. Sessão 3- A relação das Artes Visuais com outras áreas do currículo, especificamente: Português, Matemática e Estudo do Meio. Sessão 4- Expressão Dramática/Teatro contar histórias recorrendo às técnicas teatrais, ao movimento, à voz, aos cenários, adereços e figurinos; reconhecer diferentes formas e estruturas teatrais; criar histórias, em grupo, recorrendo às diferentes artes, cruzando saberes e expressões artísticas. Sessão 5- A relação da Expressão Dramática/Teatro com outras áreas do currículo, especificamente: Português, Matemática e Estudo do Meio. Sessão 6- Dança e a Música na relação/integração com as diferentes áreas do currículo. Como projetar as áreas artísticas integrando-as com o currículo no seu todo. Sessão 7- Criação de um projeto de intervenção integrando as diferentes áreas artísticas com outros conteúdos curriculares trabalho de grupo. Sessão 8- Apresentação dos trabalhos. Reflexão e partilha.
Metodologias
Sessões plenárias síncronas seis, com a duração de 3 horas cada. Uma, com a duração de 4 horas Sessões plenárias síncronas para apresentação e discussão de trabalhos 1 com a duração de 3 horas Total da ação 25 horas Sessões teóricas/práticas (1 à 6): - Introdução teórica ao tema da sessão - 60 minutos; - Atividade prática de acordo com o tema da sessão (individual, a pares ou pequeno grupo) 60 minutos; - Elaboração sobre o processo experimentado e aplicação possível em sala de aula/escola 60 minutos. Sessão prática (7): criação de um projeto integrando as diferentes áreas artísticas, recorrendo a conteúdos de outras áreas disciplinares (trabalho de grupo); Sessão plenária (8): apresentação dos trabalhos e discussão dos resultados.
Avaliação
- Instrumentos de avaliação dos formandos e respetiva ponderação: - Participação nas sessões de formação (20%) - Realização das atividades práticas (50%) - Relatório final de reflexão crítica (30%) - De acordo com o Art 46º do ECD em vigor e as orientações das Cartas Circular CCPFC-3/2007 e CCPFC-1/2008, os formandos serão avaliados com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores - Insuficiente - 5 a 6,4 valores - Regular - 6,5 a 7,9 valores - Bom - 8 a 8,9 valores - Muito Bom - 9 a 10 valores - Excelente
Bibliografia
Beja, F., Topa, J. M. e Madureira, C. (s/data). Drama, pois! Jogos e projetos de expressão dramática. Porto: Porto Editora.Conferência do Porto Santo (2021). Carta do Porto Santo. A cultura e a promoção da democracia: para uma cidadania cultural europeia.Damásio, A. e H. (2006). Brain, Arts and Education. Unesco Conference on Arts and Education. Lisboa. Koudela, I. D. (2009). Jogos teatrais. São Paulo: Perspectiva.Laban, Rudolf von (1971). O Domínio do Movimento. Rio de Janeiro: Summus editorialRamos, A. E Costa, F. Partir, viver, descobrir: expressão e educação musical. Roteiro para a Educação Artística [REA] (2006). Lisboa: Edição da Comissão Nacional da UNESCO
Formador
Ana Maria Fernandes Cláudio
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 20-03-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 27-03-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 03-04-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 24-04-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 08-05-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 15-05-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 22-05-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 29-05-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |