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Modelos matemáticos para a cidadania nas aprendizagens essenciais de Matemática A e MACS turma T1-24/25

Apresentação

As novas Aprendizagens Essenciais de Matemática apresentam como uma das suas ideias inovadoras a Matemática para a cidadania. Assim, sendo o Ensino Secundário um ciclo que é parte integrante da formação geral dos jovens, incluído na escolaridade obrigatória, a disciplina de Matemática deve favorecer a formação de cidadãos ativos, informados, participativos, críticos, conscientes dos seus direitos e deveres, no contexto social e político em que vivem. As novas Aprendizagens Essenciais exploram modelos matemáticos de processos eleitorais e de análise de modelos financeiros reconhecendo a importância e a necessidade de dotar os alunos de ferramentas matemáticas de análise dos processos sociais como forma de acesso à cidadania nas sociedades do século XXI. A eleição dos representantes políticos é uma das caraterísticas das democracias e requer a resolução de um problema aparentemente simples: como fazer refletir a opinião da população, expressa através do voto, num determinado número inteiro de mandatos? Por exemplo, no nosso país votam mais de 8 milhões de pessoas e a sua escolha tem que ser refletida na composição dos 230 assentos da Assembleia da República. Diferentes modelos matemáticos tentaram dar resposta a esta questão definindo diversos sistemas eleitorais. Embora nenhum seja perfeito, mostram-nos a importância da Matemática. Os modelos matemáticos relacionados com a área financeira , modelos financeiros , estão associados a impostos, taxas, inflação, investimento, atividade bancária, salários, etc

Destinatários

Professores do Grupo 500

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 500. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 500.

Objetivos

Recorrendo ao software informático Geogebra e ao Microsoft Excel, que permite organizar e tratar dados de forma rápida, produzindo tabelas, gráficos, estatísticas e ajustando modelos. Serão exploradas estratégias de resolução de problemas relacionados modelos matemáticos de análise matemática de modelos financeiros. Procurar-se-á também: - Sensibilizar para as vantagens de utilizar do software no ensino da matemática. - Valorizar o trabalho colaborativo, entre pares, como forma de promover o desenvolvimento profissional.

Conteúdos

- Introdução - Exploração do software informático; - Modelos matemáticos de processos eleitorais: sistemas políticos e sociais; a identificação do vencedor utilizando diversos processos eleitorais; a aplicação de diferentes métodos de partilha no caso discreto; - Modelos financeiros: cálculo de impostos; cálculo de juros, poupança, contas bancárias, empréstimos, investimentos; cálculo do salário mensal e das contribuições obrigatórias para sistemas de segurança social.

Metodologias

- Curso de formação a distância utilizando as plataformas digitais Zoom, para as sessões síncronas, e Moodle. Utilização de várias ferramentas digitais de formação, como espaços de Fórum, centralizando no Moodle. - Debate em grupo sobre os conteúdos da ação. Partilha de experiências entre os professores de diferentes níveis de ensino e grupos disciplinares. - Exposição dos conteúdos da ação de formação. - Reflexão individual e em grupo, centrada na prática profissional. - Debate sobre as práticas desenvolvidas.

Avaliação

- Instrumentos de avaliação dos formandos e respetiva ponderação: - Participação/intervenções (30%) Realização das atividades práticas (30%) - Relatório final de reflexão crítica (40%) - De acordo com o Art 46º do ECD em vigor e as orientações das Cartas Circular CCPFC-3/2007 e CCPFC1/2008, os formandos serão avaliados com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores - Insuficiente - 5 a 6,4 valores - Regular - 6,5 a 7,9 valores - Bom - 8 a 8,9 valores - Muito Bom - 9 a 10 valores - Excelente

Bibliografia

V. Torra, A matemática vai às urnas : os processos de decisão. National Geographic. O. Fernandez, .O cálculo da felicidade como uma abordagem matemática da vida dá saúde, dinheiro e amor, Gradiva R. Matias, Cálculo Financeiro : Teoria e Prática Escolar Editora M. Simões, Macs 10, Areal editores

Observações

MODALIDADE DE PAGAMENTO : Associado/a: 40€ Não Associado/a: 90€ TRANSFERENCIA BANCARIA para o IBAN PT50003503550003809353096  SUBMETA o comprovativo de pagamento na sua área pessoal do CFAMM. ATENÇÃO: As inscrições só ficam validadas/confirmadas após o respetivo pagamento e a submissão do comprovativo Pedido de mais informações para   T. 218 246 020 ou  cfamm@assp.pt  NOTA: Os/as associados/as deverão ter as quotas regularizadas Após a conclusão da ação, o certificado ficará disponível. na sua área pessoal Caso pretenda envio por via postal, o custo é de €5,00

Formador

Pedro Miguel Lola Simões

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 14-01-2025 (Terça-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
2 16-01-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online assíncrona
3 21-01-2025 (Terça-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
4 23-01-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online assíncrona
5 28-01-2025 (Terça-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
6 30-01-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online assíncrona
7 04-02-2025 (Terça-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
8 06-02-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online assíncrona
9 11-02-2025 (Terça-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
10 13-02-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online assíncrona
11 18-02-2025 (Terça-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
Início: 14-01-2025
Fim: 18-02-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-130431/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Online-Zoom

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