ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS COM IA GENERATIVA: UM UNIVERSO DE POSSIBILIDADES EM TODOS OS NÍVEIS DE APRENDIZAGEM turma T1-24/25

Apresentação

A integração da Inteligência Artificial (IA) na educação tem vindo a ganhar relevância, abrindo portas a um leque de possibilidades inovadoras para o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. Através da personalização da aprendizagem e da otimização do tempo docente, a IA pode contribuir significativamente para a melhoria dos resultados de aprendizagem. Se for articulada com outras tecnologias educacionais, como plataformas de aprendizagem online, sistemas de gestão e ferramentas de comunicação, oferece aos professores ambientes de ensino mais completo e eficaz. Nesta medida é crucial que os professores estejam preparados para incorporar ferramentas de IA nas suas práticas, de forma pedagógica e ética. Uma vez que o ensino híbrido ganhou relevância, na medida em que as salas de aula se expandem para além das suas fronteiras físicas, a IA pode facilitar a implementação de modelos que promovem o acesso à educação de qualidade para todos os alunos. Por outro lado, a IA oferece a oportunidade de os docentes se libertarem da automação de tarefas repetitivas, gerando tempo para que se concentrem em atividades mais importantes, criativas, de suporte individualizado aos alunos e para que se dediquem a atividades que exigem maior interação humana, apoios individualizados e resolução de problemas complexos. Esta ação justifica-se na formação contínua dos profissionais dos grupos de recrutamento do Ensino Básico - 120: Inglês, 220: Francês, 210: Inglês, e do Secundário - 320: Francês, 330: Inglês, 340: Alemão, 350: Espanhol, pela necessidade de promover a sua atualização, do recurso à IA generativa, no apoio à execução das orientações curriculares.

Destinatários

Professores de Ensino Básico - 120: Inglês, 220: Francês, 210: Inglês do Secundário - 320: Francês, 330: Inglês, 340: Alemão, 350: Espanhol

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Ensino Básico - 120: Inglês, 220: Francês, 210: Inglês do Secundário - 320: Francês, 330: Inglês, 340: Alemão, 350: Espanhol. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Ensino Básico - 120: Inglês, 220: Francês, 210: Inglês do Secundário - 320: Francês, 330: Inglês, 340: Alemão, 350: Espanhol.

Objetivos

Com esta ação pretende-se transversalmente: - Compreender os principais conceitos da IA generativa e o seu potencial para a educação. - Promover a reflexão em torno das ferramentas gratuitas com IA generativa. - Identificar ferramentas de IA adequadas ao ensino híbrido de línguas estrangeiras (LE). - Implementar ferramentas de IA de forma eficaz para personalizar a aprendizagem, aumentar o empenho dos alunos e melhorar os resultados de aprendizagem em LEs. - Refletir criticamente sobre as implicações éticas e sociais do uso da IA na educação. - Apoiar os docentes na conceção pedagógica, crítica e criativa, de materiais didáticos, com recurso à IA. - Dotar os docentes de estratégias de libertação da automação de tarefas repetitivas e adoção da monitorização e avaliação formativa do desempenho das competências dos alunos. - Ajudar os professores a dominar o uso da tecnologia para que tenham vantagem competitiva e sejam capazes de oferecer experiências educacionais inovadoras e atraentes.

Conteúdos

Síncronas (15 horas): . Sessão 1 - 4:00 H (Ambientação; Apresentação; Componente teórico-prática: Conceito de IA generativa e o seu potencial para o ensino de LEs; Definição de ensino/aprendizagem híbrida; Engenharia dos Prompts; Chatbots) . Sessão 2 - 2:00H (Análise das implicações éticas e sociais do uso da IA no ensino de LEs; Código de conduta; Reflexão sobre Ferramentas de IA) . Sessão 3 - 2:00H (Reflexão sobre potencialidades e constrangimentos sentidos com Ferramentas de IA; Diagnóstico de necessidades na praxis) . Sessão 4 - 2:00H (Integração de ferramentas digitais adequadas à personalização da aprendizagem, aumento do empenho e melhoria dos resultados de aprendizagem nas LEs) . Sessão 5 - 2:00 H(Adoção de ferramentas digitais com IA como estratégia de monitorização e avaliação formativa do desempenho das competências dos alunos) .Sessão 6 - 3:00H (Reflexão crítica com base no Mural digital de partilha de produtos finais da ação; Avaliação das aprendizagens realizadas e da ação). Assíncronas (10 horas): . Sessão 1 - 2:00H (Aprofundamento dos conhecimentos adquiridos na sessão síncrona, para desenvolvimento das competências digitais) . Sessão 2 - 2:00H (Aprofundamento e aplicação dos conhecimentos adquiridos na sessão síncrona, criando produtos digitais com as ferramentas apresentadas, preferencialmente ancorados em cenários reais do ensino da LE) . Sessão 3 - 2:00H (Aprofundamento e aplicação dos conhecimentos adquiridos na sessão síncrona, criando produtos digitais com as ferramentas apresentadas, preferencialmente ancorados em cenários reais do ensino da LE) . Sessão 4 - 2:00H (Aprofundamento e aplicação dos conhecimentos adquiridos na sessão síncrona, criando produtos digitais com as ferramentas apresentadas, preferencialmente ancorados em cenários reais do ensino da LE) . Sessão 5 - 2:00H (Aprofundamento e aplicação dos conhecimentos adquiridos na sessão síncrona, criando produtos digitais com as ferramentas apresentadas, preferencialmente ancorados em cenários reais do ensino da LE)

Metodologias

Este curso de formação desenvolver-se-á através de uma metodologia mista (15:00 Síncronas + 10:00 Assíncronas), combinando sessões síncronas e assíncronas, com recurso ao Zoom e à plataforma Moodle do CFAE. As sessões síncronas terão um carácter interativo, privilegiando a discussão, a partilha de experiências e a resolução de problemas. Os momentos teórico-práticos e de exemplificação das ferramentas, em contextualização pedagógica, serão alternados com a exposição de conteúdos e oportunidades de reflexão, gerada a partir das tarefas realizadas colaborativa e cooperativamente em grupo. As sessões assíncronas serão espaços de aprofundamento e aplicação dos conhecimentos, para desenvolvimento das competências digitais, preferencialmente ancorados em cenários reais, decorrendo ao próprio ritmo e no acesso a fóruns de exposição de dúvidas. Aplicar-se-ão questionários, chuva de ideias, entre outras estratégias. Todos os participantes irão trabalhar proactivamente e partilhar os produtos digitais, construídos nas sessões assíncronas, num mural que será alvo de análise e avaliação formativa.

Avaliação

A avaliação terá um carácter qualitativo e quantitativo, espelhado numa escala classificativa de 1 a 10 valores correspondente a menções qualitativas. Serão consideradas como componentes de avaliação: o trabalho realizado nas sessões síncronas e assíncronas. A avaliação depende ainda do relatório final individual que explicite e avalie o percurso realizado pelo formando ao longo da ação de formação e que dê conta das suas reflexões críticas no que respeita aos conteúdos da ação. Os registos de avaliação dos formandos irão atender a todos os elementos que traduzam o desempenho do formando baseando-se na: - Participação /Contributos- 30% - Realização/Trabalho de aplicação de conteúdos- 30% - Reflexão Crítica- 40% De acordo com o Art 46º do ECD em vigor e as orientações das Cartas Circular CCPFC-3/2007 e CCPFC-1/2008, os formandos serão avaliados com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores - Insuficiente - 5 a 6,4 valores - Regular - 6,5 a 7,9 valores - Bom - 8 a 8,9 valores - Muito Bom - 9 a 10 valores - Excelente

Bibliografia

Cardoso, T. M. L., Bastos, G., Pestana, F., Rocha, A. P., Casanova, M. P., & Beaton, M. (2023). Digital learning to (re)imagine a positive direction for post-COVID education: European perspectives. In A. Chova, A. Martínez, & I. Torres (Eds.), EDULEARN23 Proceedings (pp. 4053-4057). IATED Academy. DOI: https://doi.org/10.21125/edulearn.2023.1088. Casanova, M. P. & Rocha, A. P. (2022). Ética nas comunidades de investigação. In J. Paz (Ed.) (2022). Ética e Investigação no Digital (pp.10-19). LE@D, Universidade Aberta. DOI: https://doi.org/10.6084/m9.figshare.23245727OECD-Education International (2023), Opportunities, Guidelines and Guardrails on Effective and Equitable Use of AI in Education, OECD Publishing, Paris. Rocha, A.P., & Casanova, M.P. (2023). Digital Approach to teach creative writing with secondary student learners of English. In LLT Journal: A Journal on Language and Language Learning, 26, n. 2, 605-619 . DOI: https://doi.org/10.24071/llt.v26i2.6569. Rocha, Ana Paula; Oliveira, Isolina; Amante, Lúcia. (2019). Um estudo sobre formação de professores no modelo b-learning para a adoção da avaliação formativa digital. In Torres, Patrícia; Amante, Lúcia. Educação e tecnologias web. Contributos de pesquisa luso-brasileiros. Cap. 7. APPRIS. Brasil. http://hdl.handle.net/10400.2/7234.

Anexo(s)

Observações

MODALIDADE DE PAGAMENTO : Associado/a: 40€ Não Associado/a: 90€ TRANSFERENCIA BANCARIA Para o IBAN PT50003503550003809353096  SUBMETA o comprovativo de pagamento na sua área pessoal do CFAMM ATENÇÃO: As inscrições só ficam validadas/confirmadas após o respetivo pagamento e a submissão do comprovativo Pedido de mais Informações para   T. 218 246 020 ou  cfamm@assp.pt  NOTA: Os/as associados/as deverão ter as quotas regularizadas Após a conclusão da ação, o certificado ficará disponível. na sua área pessoal Caso pretenda envio por via postal, o custo é de €5,00

Formador

Ana Paula Rocha

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 11-02-2025 (Terça-feira) 17:45 - 21:45 4:00 Online síncrona
2 12-02-2025 (Quarta-feira) 17:45 - 19:45 2:00 Online assíncrona
3 18-02-2025 (Terça-feira) 17:45 - 19:45 2:00 Online síncrona
4 19-02-2025 (Quarta-feira) 17:45 - 19:45 2:00 Online assíncrona
5 25-02-2025 (Terça-feira) 17:45 - 19:45 2:00 Online síncrona
6 26-02-2025 (Quarta-feira) 17:45 - 19:45 2:00 Online assíncrona
7 11-03-2025 (Terça-feira) 17:45 - 19:45 2:00 Online síncrona
8 12-03-2025 (Quarta-feira) 17:45 - 19:45 2:00 Online assíncrona
9 18-03-2025 (Terça-feira) 17:45 - 19:45 2:00 Online síncrona
10 19-03-2025 (Quarta-feira) 17:45 - 19:45 2:00 Online assíncrona
11 25-03-2025 (Terça-feira) 17:45 - 20:45 3:00 Online síncrona
Início: 11-02-2025
Fim: 01-04-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-127586/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Online-Zoom