EDUCAÇÃO FÍSICA: PLANEAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS DESPORTIVOS COM RECURSOS DIGITAIS turma T1-24/25
Apresentação
Uma das áreas de intervenção regular do prof. de EF é o planeamento e organização de eventos desportivos escolares, tanto ao nível da turma, inter-turmas, escola ou agrupamento. A utilização de soluções no code, que automatizem procedimentos e tarefas, diminuindo o tempo que o prof. dedica à preparação das atividades, pode contribuir decisivamente para a qualidade e sucesso dos eventos. Os novos desenvolvimentos da tecnologias, nomeadamente nas soluções de IA, aliada a uma lacuna na formação contínua deste grupo disciplinar sobre a sua aplicação no planeamento e organização de eventos desportivos escolares, justifica a criação de um curso de formação específico que potencie a aplicação da tecnologia na prática docente em EF. Com este curso de formação, pretende-se que os formandos saibam implementar soluções digitais no code gratuitas no planeamento e organização de eventos desportivos, diversificando as suas estratégias e meios tecnológicos que têm à sua disposição, promovendo a participação e satisfação dos seus alunos e restante comunidade educativa.O CF procura diversificar a sua oferta formativa, antecipando a mudança tecnológica e o seu impacto na prática docente, considerando que é essencial adaptar a educação e a formação a novas realidades, nomeadamente ao nível dos novos contextos de comunicação e interação que obrigam a reequacionar e a adaptar papéis e funções de diferentes atores da comunidade escolar.
Destinatários
Professores dos Grupos 260 e 620
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260 e 620.
Objetivos
- Desenvolver competências técnicas e pedagógicas para: . Capacitar os prof. para a utilização de ferramentas digitais no planeamento e organização de eventos desportivos. - Melhorar a gestão de eventos desportivos escolares para: . Aprender a utilizar soluções digitais no code de gestão de eventos, para otimizar a organização. . Implementar sistemas de inscrição e comunicação online para promover a participação. - Promover a inclusão e acessibilidade para: . Desenvolver eventos desportivos inclusivos com o apoio de tecnologias digitais. . Garantir que todos os alunos, independentemente das suas capacidades, possam participar ativamente. - Avaliar os resultados para: . Utilizar ferramentas digitais para acompanhar e avaliar o desempenho dos alunos . . Fornecer feedback instantâneo e personalizado aos alunos e EE. - Promover a segurança para: . Utilizar tecnologia para garantir a prevenção ao nível da segurança dos alunos durante os eventos. - Melhorar a gestão do tempo para : . Automatizar tarefas administrativas e reduzir a necessidade de intervenção humana em tarefas repetitivas.
Conteúdos
. Módulo 1: Introdução ao planeamento de eventos desportivos escolares. Definição e importância dos eventos desportivos escolares: - Papel e tipologia dos eventos desportivos na educação física. - Benefícios para os alunos e comunidade escolar. - Etapas do planeamento de eventos. - Ferramentas digitais para o planeamento: introdução a soluções ,no code, gratuitas de gestão de eventos. .Módulo 2: Utilização de ferramentas digitais no planeamento. Soluções digitais gratuitas para a gestão de eventos: - Funcionalidades e vantagens. - Casos de estudo e exemplos práticos. - Soluções digitais de comunicação: - Utilização de plataformas de comunicação para coordenar equipas. - Ferramentas gratuitas de colaboração online. - Plataformas de inscrição e gestão de participantes: - Criação de formulários de inscrição online. - Gestão de listas de participantes e comunicação com os mesmos. . Módulo 3: Inovação pedagógica com recursos digitais. Metodologias inovadoras: - Gamificação de eventos desportivos. - Ferramentas digitais para a avaliação: - Soluções digitais de acompanhamento do desempenho. - Ferramentas de feedback instantâneo. - Inclusão e acessibilidade: - Desenvolvimento de eventos desportivos inclusivos. - Utilização de tecnologias para apoiar alunos com necessidades específicas. . Módulo 4: Gestão e acompanhamento de eventos desportivos escolares. Gestão logística: - Utilização de ferramentas digitais para a gestão de equipamentos e transporte. - Planeamento de horários e atividades. - Avaliação e feedback: - Ferramentas digitais para a avaliação do desempenho dos alunos. - Recolha de feedback dos participantes e comunidade educativa. . Módulo 5: Avaliação dos planos de implementação de ferramentas digitais no planeamento e organização de eventos desportivos escolares. Revisão dos planos de implementação: - Análise crítica dos planos desenvolvidos ao longo do curso. - Feedback dos colegas e formadores. Reflexão e autoavaliação: - Identificação de pontos fortes e áreas de melhoria. - Planeamento de ações futuras. Partilha de boas práticas: - Discussão sobre as melhores práticas identificadas. - Criação de uma rede de colaboração entre professores.
Metodologias
O curso decorre na modalidade de e-learning, recorrendo a plataformas de ensino online (Moodle) e de videoconferência (Zoom). O número de horas síncronas é de 15h, reservando 10h assíncronas para os formandos desenvolverem planos de implementação de ferramentas digitais no planeamento e organização de eventos desportivos. As sessões serão de cariz teórico-prático, baseadas em metodologias ativas e de projeto. Assim, os formandos, após o devido enquadramento teórico e a apresentação de casos práticos de implementação de ferramentas digitais em eventos desportivos, desenvolvem trabalho colaborativo e cooperativo, explorando as ferramentas apresentadas pelo formador. Tendo presente a especificidade de cada AE/ENA, cada formando irá procurar aplicar os conteúdos abordados e o trabalho colaborativo à realidade própria do seu contexto profissional.
Avaliação
Instrumentos de avaliação dos formandos e respetiva ponderação: - Participação/intervenções (30%) - Realização das atividades práticas (30%) - Relatório final de reflexão crítica (40%) - De acordo com o Art 46º do ECD em vigor e as orientações das Cartas Circular CCPFC-3/2007 e CCPFC-1/2008, os formandos serão avaliados com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores - Insuficiente - 5 a 6,4 valores - Regular - 6,5 a 7,9 valores - Bom - 8 a 8,9 valores - Muito Bom - 9 a 10 valores - Excelente
Bibliografia
Aizawa, K., Orr, M., Inoue, Y., Nagazumi, J., & Yoshida, M. (2023). Leveraging sport events for sustainable sport participation: how schools contribute to sport development through events. European Sport Management Quarterly, 23(3), 662-682. Glebova, E., Gerke, A., & Book, R. (2023). The Transformational Role of Technology in Sports Events. Sports Management in an Uncertain Environment, 21, Springer Nature Singapore, pp.169-187, Sports Economics, Management and Policy, ff10.1007/978-981-19-7010-8_8ff. ffhal-04363588f. Greenwell, T. C., Danzey-Bussell, L. A., & Shonk, D. J. (2024). Managing sport events. Human Kinetics. Marsden-Heathcote, J., & Langdon, J. (2018). Community sport event management. In Managing and developing community sport (pp. 109-125). Routledge.Ribeiro, Tiago & Correia, Abel. (2022). Gestão de Eventos Desporto: Um Guia para Gestão. 10.34623/pwxr-vj93. UNESCO & Loughborough University (2024). The Global State of Play: Report and Recommendations on Quality Physical Education. Paris, UNESCO.
Observações
MODALIDADE DE PAGAMENTO : Associado/a: 40€ Não Associado/a: 90€ TRANSFERÊNCIA BANCARIA para o IBAN PT50003503550003809353096 SUBMETA o comprovativo de pagamento na sua área pessoal do CFAMM ATENÇÃO: As inscrições só ficam validadas/confirmadas após o respetivo pagamento e a submissão do comprovativo Pedido de mais Informações para T. 218 246 020 ou cfamm@assp.pt NOTA: Os/as associados/as deverão ter as quotas regularizadas Após a conclusão da ação, o certificado ficará disponível. na sua área pessoal Caso pretenda envio por via postal, o custo é de €5,00
Formador
Gastão Fernando Silva Sousa
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 01-02-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Online síncrona |
2 | 03-02-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online assíncrona |
3 | 06-02-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online assíncrona |
4 | 08-02-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Online síncrona |
5 | 10-02-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online assíncrona |
6 | 13-02-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online assíncrona |
7 | 15-02-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Online síncrona |
8 | 20-02-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online assíncrona |
9 | 22-02-2025 (Sábado) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Online síncrona |