283

Desenvolvimento de Literacia e Numeracia Emergentes no Pré-Escolar: Fundamentos e Práticas turma T1- 24/25

Apresentação

A promoção das competências de literacia e numeracia emergente nas crianças do pré-escolar é essencial para o seu desenvolvimento integral. Estudos apontam que as habilidades adquiridas nesta fase são fundamentais para o sucesso académico e a adaptação social futura. No entanto, muitas educadoras de infância enfrentam desafios na implementação de estratégias eficazes para promover essas competências devido à falta de formação específica e recursos adequados. Os principais problemas identificados referem-se ao desconhecimento sobre literacia e numeracia emergente; falta de estratégias adequadas; dificuldade na utilização de recursos lúdicos e tecnológicos; necessidade de avaliação do progresso das crianças e adaptar as atividades conforme as suas necessidades. Assim, para abordar esses problemas, é essencial proporcionar uma formação específica que capacite as educadoras a compreender, a planear e implementar atividades que promovam estas competências de forma eficaz. A formação irá proporcionar conhecimentos teóricos, estratégias pedagógicas práticas e a utilização de recursos adequados para estimular o desenvolvimento dessas competências nas crianças em idade do pré-escolar.

Destinatários

Professores do Grupo 100

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 100. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 100.

Objetivos

1. Identificar os princípios orientadores das teorias relacionadas com os conceitos de literacia e numeracia emergente 2. Identificar práticas pedagógicas que favoreçam o desenvolvimento dessas competências. 3. Implementar programas sistemáticos de promoção da literacia e numeracia emergente. 4. Utilizar recursos lúdicos e tecnológicos para estimular a aprendizagem. 5. Avaliar o progresso das crianças nessas áreas e adaptar as atividades conforme necessário. 6. Articular as atividades de promoção da literacia e numeracia emergente com o ambiente familiar das crianças.

Conteúdos

Módulo 1: Introdução à Literacia e Numeracia Emergente (5 horas): Enquadramento teórico-conceitos e definições; Modelos de aquisição da literacia emergente, dimensões envolvidas: Conhecimentos de Linguagem Oral; Conhecimentos Acerca do Impresso; Competências Metalinguísticas; Importância da literacia e numeracia na primeira infância; Etapas do desenvolvimento da literacia e numeracia; reflexão em grupo sobre experiências e práticas atuais. Módulo 2: Estratégias e Atividades para Promover a Literacia (4 horas): Atividades de leitura e conto de histórias, exploração de jogos e brincadeiras que incentivam ao desenvolvimento destas competências; Utilização de livros ilustrados (PNL) e materiais visuais; criação de atividades de pré-competências de leitura e escrita; Reflexão e discussão sobre as estratégias aprendidas. Módulo 3: Estratégias e Atividades para Promover a Numeracia (4 horas): Jogos de contagem e reconhecimento de números; Atividades de classificação, seriação e correspondência; Utilização de recursos lúdicos e manipulativos; criação de jogos e atividades de pré-competências de numeracia; Reflexão e discussão sobre as estratégias aprendidas. Módulo 4: Integração da Literacia e Numeracia no Dia a Dia Escolar (5 horas): Planificação de rotinas diárias que incluam atividades de literacia e numeracia; Utilização de recursos tecnológicos (apps educacionais, jogos interativos de leitura, etc.); Análise e aplicação de programas de promoção de competências de literacia e numeracia emergente; Métodos de avaliação do progresso das crianças e adaptação das atividades; Análise de estudos de caso e adaptação de práticas. Módulo 5: Literacia emergente e literacia familiar (3 horas): Definição de literacia familiar e sua relação com a literacia emergente; Análise de programas de literacia familiar; Construção de atividades de articulação entre casa e escola. Módulo 6: Avaliação e Reflexão (4 horas): Apresentação das atividades desenvolvidas e aplicadas no grupo das crianças; Reflexão e discussão sobre a prática educativa.

Metodologias

Ao longo das sessões, deste curso de formação, serão predominantemente teórico-práticas, envolvendo a exposição de pressupostos teóricos, bem como a discussão de casos, o roleplaying e a dinamização das atividades a implementar no jardim de infância e incluindo: aspetos teóricos relevantes, subjacentes aos domínios a trabalhar nas atividades; planificação conjunta das atividades incluindo os objetivos, recursos, estratégias, descrição e procedimentos de monitorização das atividades. As dinâmicas serão desenvolvidas tanto nas salas simultâneas como na sala principal (para reflexão e partilha em grande grupo). Os formandos aplicarão, nos seus contextos educativos, os materiais e estratégias delineados, monitorizando-se os resultados dessa aplicação, procedendo-se a eventuais reformulações que sejam necessárias tendo em vista posteriores utilizações.

Avaliação

- Instrumentos de avaliação dos formandos e respetiva ponderação: - Participação/intervenções (30%) Realização das atividades práticas (30%) - Relatório final de reflexão crítica (40%) - De acordo com o Art 46º do ECD em vigor e as orientações das Cartas Circular CCPFC-3/2007 e CCPFC-1/2008, os formandos serão avaliados com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores - Insuficiente - 5 a 6,4 valores - Regular - 6,5 a 7,9 valores - Bom - 8 a 8,9 valores - Muito Bom - 9 a 10 valores - Excelente

Bibliografia

1. Azevedo, N. (2017). Literacia e Numeracia: Práticas Emergentes em Contexto Familiar. Porto Editor 2. Baptista, M., & Leite, C. (2011). Literacia emergente e o papel do educador de infância. In: Revista Portuguesa de Educação, 24(1), 45-67. 3.Campos, M. M. (2007). 4.Carvalho, P. (2016). Práticas pedagógicas para a promoção da numeracia emergente. In: Educação, Sociedade & Culturas, 47, 115-132. 5. Correia, A. S., & Pinto, M. (2017). Desenvolvimento da literacia emergente na educação pré-escolar: práticas educativas e impacto no sucesso escolar. Porto Editora.

Observações

MODALIDADE DE PAGAMENTO : Associado/a: 40€ Não Associado/a: 90€ TRANSFERENCIA BANCARIA para o IBAN PT50003503550003809353096  SUBMETA o comprovativo de pagamento na sua área pessoal do CFAMM ATENÇÃO: As inscrições só ficam validadas/confirmadas após o respetivo pagamento e a submissão do comprovativo Pedido de mais Informações para   T. 218 246 020 ou  cfamm@assp.pt  NOTA: Os/as associados/as deverão ter as quotas regularizadas Após a conclusão da ação, o certificado ficará disponível. na sua área pessoal Caso pretenda envio por via postal, o custo é de €5,00

Formador

Rosa Maria Martins Campos

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 27-01-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
2 29-01-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Online síncrona
3 03-02-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
4 05-02-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
5 10-02-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
6 12-02-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
7 17-02-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
8 19-02-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
Início: 27-01-2025
Fim: 19-02-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-130015/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: online-zoom

INSCREVER-ME