Ensino da Compreensão Leitora no 1º Ciclo: Da Teoria à Prática Pedagógica turma T1- 24/25
Apresentação
Esta formação é crucial devido ao desempenho insatisfatório dos alunos do 1º ciclo na compreensão leitora, que afeta tanto o sucesso académico como o desenvolvimento cognitivo. A falta de formação específica para professores sobre estratégias eficazes, a complexidade dos processos de compreensão leitora, e a necessidade de inovações pedagógicas, aliadas às exigências do currículo escolar, destacam a urgência desta capacitação. Além disso, visa-se reduzir desigualdades educativas, garantindo que todos os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade e inclusiva, com professores preparados para implementar programas de intervenção que melhorem significativamente a compreensão leitora.
Destinatários
Professores do Grupo 110
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 110.
Objetivos
1. Capacitar os professores do 1º ciclo a promover a leitura e a compreensão leitora nos seus alunos, através de estratégias pedagógicas eficazes e práticas inovadoras. 2. Compreender os processos cognitivos envolvidos na leitura e na compreensão leitora. 3. Identificar e aplicar estratégias de ensino que promovam a leitura fluente e a compreensão de textos. 4. Desenvolver atividades que estimulem o gosto pela leitura e melhorem a compreensão leitora. 5. Avaliar o progresso dos alunos em relação às competências de leitura e compreensão leitora.
Conteúdos
Módulo 1: Fundamentos da Leitura e Compreensão Leitora (5 horas): Processos cognitivos na leitura: decodificação e compreensão; Fatores que influenciam a compreensão leitora; Importância da leitura na formação integral do aluno; Estudos de caso sobre dificuldades de leitura e compreensão. Módulo 2: Estratégias de Ensino da Leitura (5 horas): Métodos e abordagens de ensino da leitura; Técnicas de leitura fluente; Integração de tecnologias digitais no ensino da leitura; Exemplos práticos de atividades de leitura. Módulo 3: Desenvolvimento de Competências de Compreensão Leitora (5 horas): Estratégias de compreensão antes, durante e após a leitura; Ferramentas e recursos para promover a compreensão leitora através de programas de intervenção para o 1º ciclo; Atividades de compreensão leitora adaptadas a diferentes níveis de leitura; Discussão e prática de atividades em grupo. Módulo 4: Avaliação e Reflexão sobre a Prática (5 horas): Ferramentas e técnicas de avaliação da leitura e compreensão leitora; Observação e registo da evolução dos alunos; Reflexão sobre práticas pedagógicas e adaptações necessárias; Elaboração de um plano de aula para a integração das estratégias aprendidas. Módulo 5: Promoção do Gosto pela Leitura (5 horas): Criação de ambientes motivadores para a leitura; Seleção e utilização de literatura infantil; Projetos e atividades para incentivar a leitura autónoma; Colaboração com bibliotecas escolares e comunitárias. Reflexão e discussão sobre a prática educativa.
Metodologias
As metodologias a usar serão as seguintes: Momentos de exposição de conteúdos: serão utilizados para apresentar os conceitos teóricos e as ideias fundamentais sobre a argumentação e os seus procedimentos lógicos de análise crítica. Atividades práticas: serão utilizados para permitir aos participantes planear e aplicar os conhecimentos adquiridos. Trabalho cooperativo: será utilizado para promover a colaboração e o trabalho em equipa (salas simultâneas). Discussões em grupo: reflexão sobre práticas pedagógicas e partilha de experiências (sala principal). Estudos de caso: análise e solução de situações reais. Utilização de vários recursos: vídeos, apresentações de plataformas educativas e outros materiais.
Avaliação
- Instrumentos de avaliação dos formandos e respetiva ponderação: - Participação/intervenções (30%) Realização das atividades práticas (30%) - Relatório final de reflexão crítica (40%) - De acordo com o Art 46º do ECD em vigor e as orientações das Cartas Circular CCPFC-3/2007 e CCPFC-1/2008, os formandos serão avaliados com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores - Insuficiente - 5 a 6,4 valores - Regular - 6,5 a 7,9 valores - Bom - 8 a 8,9 valores - Muito Bom - 9 a 10 valores - Excelente
Bibliografia
1. Borges, L. M. (2015). Leitura e Compreensão: Fundamentos e Estratégias. Lisboa: Editora Educação.2. Borges, M. & Viana, F. L. (2020, no prelo). Ouvintes sortudos. Um programa de promoção da fluência em leitura para o 2.º ano de escolaridade. Lisboa: Ministério da Educação/DGE.3. Fernandes, I., & Ribeiro, I. (2015). Padrinhos de leitura. Um projeto de tutoria para a promoção da fluência em leitura. In F. L. Viana, I. Ribeiro, & A. Baptista (Eds.), Ler para ser. Os caminhos antes, durante e depois de aprender a ler (pp. 207236). Coimbra: Almedina.4. Ferreira, C. (2017). Desenvolvimento da Compreensão Leitora no 1º Ciclo do Ensino Básico. Porto: Porto Editora.5. Ribeiro, I., Viana, F. L., Baptista, A., Choupina, C., Santos, S., Brandão, S., Rodrigues, B. (2016). Ainda estou a aprender. Braga: Lusoinfo Multimédia. Disponível em: https://aindaestouaprender.com/.
Observações
MODALIDADE DE PAGAMENTO : Associado/a: 40€ Não Associado/a: 90€ TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA para o IBAN PT50003503550003809353096 SUBMETA o comprovativo de pagamento na sua área pessoal do CFAMM ATENÇÃO: As inscrições só ficam validadas/confirmadas após o respetivo pagamento e a submissão do comprovativo Pedido de mais Informações para T. 218 246 020 ou cfamm@assp.pt NOTA: Os/as associados/as deverão ter as quotas regularizadas Após a conclusão da ação, o certificado ficará disponível. na sua área pessoal Caso pretenda envio por via postal, o custo é de €5,00
Formador
Rosa Maria Martins Campos
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 24-02-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 26-02-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 21:30 | 4:00 | Online síncrona |
3 | 10-03-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 12-03-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 17-03-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 19-03-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 24-03-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 26-03-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |