
A PERGUNTAR É QUE A GENTE SE ENTENDE! O PAPEL DA PERGUNTA EM CONTEXTO DE SALA DE AULA turma T1- 24/25
Apresentação
A pergunta é um momento essencial da prática da Filosofia para Crianças e Jovens, cuja origem remonta a M. Lipman. A pergunta é considerada um veículo essencial na Filosofia e nas mais variadas áreas do saber. Ainda que façamos uso da pergunta no quotidiano e, mais concretamente, em sala de aula, será que prestamos atenção às perguntas que fazemos? Neste curso, pretendemos proporcionar às pessoas formandas, por um lado a prática da(s) pergunta(s), por outro lado a reflexão sobre a importância da pergunta. Tanto na metodologia proposta por Lipman, como na prática divulgada por Oscar Brenifier, a pergunta constitui-se como um momento fundamental para o diálogo filosófico. Este visa comprometer o grupo no sentido da investigação, o mais aprofundada possível, de um tema, de um conceito ou de um problema.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
O curso de formação apresenta os seguintes objetivos específicos: . Refletir sobre o os referenciais da Filosofia para Crianças e Jovens; . Identificar ferramentas de aprofundamento filosófico, em contexto de diálogo; . Exercitar técnicas de questionamento; . Contribuir para o desenvolvimento profissional e pessoal do corpo docente, bem como para as aprendizagens das crianças e dos jovens.
Conteúdos
Apresentação. (0,5h síncronas) Módulo 1: Filosofia e Filosofia para Crianças e Jovens (3h síncronas, 3,5h assíncronas) - Qual o papel da pergunta na Filosofia para Crianças e Jovens? - A Filosofia como obsessão pela transparência (Caeiro) Módulo 2: As agendas de discussão (Lipman e Sharp) (2,5h síncronas, 3h assíncronas) - A agenda de discussão (ou plano de discussão ou plano de diálogo) - Criação de agendas de discussão Módulo 3: A pergunta e a problematização (Brenifier) (3h síncronas, 3h assíncronas) - O papel da pergunta na problematização - A importância da clareza das perguntas Módulo 4: Exercícios de geração de perguntas (3h síncronas, 3h assíncronas) - Perguntar a partir de... - Fazer perguntas à pergunta - Porquê, Como, E se? - A perguntologia de Warren Berger Avaliação da ação. (0,5h, síncrona) Horas síncronas: 12,5h / Horas assíncronas: 12,5h
Metodologias
Metodologias teóricas e práticas. Metodologias ativas nas sessões síncronas e assíncronas. A ação contempla a prática de exercícios visando a consolidação e a prática dos conteúdos programáticos.
Avaliação
- Instrumentos de avaliação dos formandos e respetiva ponderação: - Participação /Contributos- 30% - Realização/Trabalho de aplicação de conteúdos- 30% - Reflexão Crítica- 40% - De acordo com o Art 46º do ECD em vigor e as orientações das Cartas Circular CCPFC-3/2007 e CCPFC-1/2008, os formandos serão avaliados com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores - Insuficiente - 5 a 6,4 valores - Regular - 6,5 a 7,9 valores - Bom - 8 a 8,9 valores - Muito Bom - 9 a 10 valores - Excelente
Bibliografia
- Berger W. (2020), A Arte de Fazer Perguntas. Amadora: Vogais- hooks b. (2010);Teaching Critical Thinking. Oxon: Taylor & Francis- Caeiro, A. de C. (2023);O que é a filosofia? Lisboa: Tinta da China- Chaui, M. (2009); Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática- Dobelli, R. (2015); A Arte de Pensar com Clareza. Lisboa: Temas e Debates.
Observações
MODALIDADE DE PAGAMENTO : Associado/a: 40€ Não Associado/a: 90€ TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA para o IBAN PT50003503550003809353096 SUBMETA o comprovativo de pagamento na sua área pessoal do CFAMM ATENÇÃO: As inscrições só ficam validadas/confirmadas após o respetivo pagamento e a submissão do comprovativo Pedido de mais Informações para T. 218 246 020 ou cfamm@assp.pt NOTA: Os/as associados/as deverão ter as quotas regularizadas Após a conclusão da ação, o certificado ficará disponível. na sua área pessoal Caso pretenda envio por via postal, o custo é de €5,00
Formador
Joana Rita Sousa
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 12-05-2025 (Segunda-feira) | 19:00 - 21:30 | 2:30 | Online síncrona |
2 | 13-05-2025 (Terça-feira) | 19:00 - 21:30 | 2:30 | Online assíncrona |
3 | 14-05-2025 (Quarta-feira) | 19:00 - 21:30 | 2:30 | Online síncrona |
4 | 16-05-2025 (Sexta-feira) | 19:00 - 21:30 | 2:30 | Online assíncrona |
5 | 19-05-2025 (Segunda-feira) | 19:00 - 21:30 | 2:30 | Online síncrona |
6 | 21-05-2025 (Quarta-feira) | 19:00 - 21:30 | 2:30 | Online assíncrona |
7 | 28-05-2025 (Quarta-feira) | 19:00 - 21:30 | 2:30 | Online síncrona |
8 | 29-05-2025 (Quinta-feira) | 19:00 - 21:30 | 2:30 | Online assíncrona |
9 | 30-05-2025 (Sexta-feira) | 19:00 - 21:30 | 2:30 | Online assíncrona |
10 | 04-06-2025 (Quarta-feira) | 19:00 - 21:30 | 2:30 | Online síncrona |