
A INCLUSÃO DAS CRIANÇAS COM PEA - PERTURBAÇÃO DO ESPETRO DO AUTISMO turma T124/2025
Apresentação
Uma escola inclusiva procura promover o sucesso educativo de todas as crianças e jovens, dando respostas eficientes e eficazes à diversidade de caraterísticas individuais e necessidades educativas. Com o Decreto-Lei nº 54/2018 surgiram as medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão. O enfoque está na supressão dos procedimentos de categorização e na premissa de alinhar o percurso escolar de todos os alunos com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, contemplando a necessidade de adotar abordagens diferenciadas. Não obstante a reconfiguração do modelo de Unidade Especializada num modelo de Centro de Apoio à Aprendizagem, importa salientar que também as crianças com PEA integram uma turma. A inclusão destes alunos constitui um grande desafio. Por sua vez, o acompanhamento e a monitorização da eficácia da aplicação das mesmas medidas pressupõe o envolvimento e articulação dos docentes, dos técnicos, dos encarregados de educação e do próprio aluno. Esta ação de formação tem cabimento no plano de atividades, porquanto são reconhecidas as insuficiências na formação inicial de professores no que respeita à avaliação e intervenção nas PEA. Concomitantemente, a formação contínua dos docentes constitui uma variável importante no desenvolvimento de atitudes mais favoráveis a práticas inclusivas, bem como na consolidação dos conhecimento sobre os normativos legais em vigor.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores do Ensino Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores do Ensino Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Favorecer o incremento de conhecimentos científicos e técnicos sobre as Perturbações do Espetro do Autismo (PEA); - Refletir sobre as práticas pedagógicas, fomentando a partilha de experiências no âmbito das PEA; - Adquirir conhecimentos procedimentais para a resolução de problemas emergentes da prática profissional; - Adquirir conhecimentos sólidos sobre os normativos legais.
Conteúdos
Módulo 1 | Enquadramento legal da Educação Inclusiva (8h) Módulo 2 | Perturbações do Espetro do Autismo: caraterísticas (5h) Módulo 3 | Modelos de intervenção nas PEA (5h) Módulo 4 | Estudos de caso (4h) Módulo 5 | Comunicação Escola-Família (3h)
Metodologias
No que respeita à metodologia, a componente teórica é caraterizada por uma abordagem mais expositiva, centrada na transmissão de conteúdos de referência e estruturantes e, por outro lado, na leitura orientada de textos de natureza científica e normativa. A componente teórico/prática consiste na discussão em plenário e pequenos grupos sobre os conteúdos abordados, como também na elaboração de guiões de leitura dos documentos/materiais disponibilizados. A componente prática privilegia a aplicação de instrumentos de registos em situações de simulação e apresentação em plenário de evidências da transferência dos saberes adquiridos para a prática profissional.
Avaliação
A avaliação consta de: . Participação/Contributos: 30% . Participação nas sessões -dinâmica da participação e qualidade das intervenções: 30% . Reflexão crítica, individual, sobre os impactos da formação: 40% A avaliação é quantitativa, na escala de 1 a 10, seguindo o regime de avaliação em vigor. Deve-se aplicar a seguinte escala, na conversão da avaliação quantitativa (de 1 a 10 pontos) para a avaliação qualitativa de 5 níveis (entre Insuficiente e Excelente): Insuficiente: 1 a 4,9 pontos Regular: 5 a 6,4 pontos Bom: 6,5 a 7,9 pontos Muito Bom: 8 a 8,9 pontos Excelente: 9 a 10 pontos
Bibliografia
Coelho, A. & Aguiar, A. (2015). Intervenção psicoeducacional integrada nas perturbações do espetro do autismo - um manual para pais e professores. Porto: Edições Afrontamento.Gillet, P. (2015). Neuropsicologia do Autismo na Criança. Lisboa: Instituto Piaget.Lima, C. (2012). Perturbações do Espectro do Autismo: Manual prático de intervenção. Lisboa: Lidel.Ministério da Educação: Dec.-Lei nº 54/2018, Diário da República n.º 129/2018, Série I de 2018-07-06.Rogers, S; Dawson, G; & Vismara, L. (2015). Autismo - Compreender e agir em família. Lisboa: Lidel.
Observações
MODALIDADE DE PAGAMENTO : Associado/a: 40€ Não Associado/a: 90€ TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA para o IBAN PT50003503550003809353096 SUBMETA o comprovativo de pagamento na sua área pessoal do CFAMM ATENÇÃO: As inscrições só ficam validadas/confirmadas após o respetivo pagamento e a submissão do comprovativo Pedido de mais informações para T. 218 246 020 ou cfamm@assp.pt NOTA: Os/as associados/as deverão ter as quotas regularizadas. Após a conclusão da ação, o certificado ficará disponível na sua área pessoal . Caso pretenda envio por via postal, o custo é de €5,00.
Formador
Rosa Maria Martins Campos
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 02-06-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 04-06-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Online síncrona |
3 | 09-06-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 11-06-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 16-06-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 18-06-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Online síncrona |
7 | 23-06-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 25-06-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |