
INOVAÇÃO CHATBOTS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA turma T1-24/25
Apresentação
Embora exista uma vasta gama de oportunidades de formação digital e cursos desenhados para os grupos 200 e 420. Existe um campo ainda por explorar que une as áreas de Geografia às da tecnologia digital. Este curso visa explorar este espaço, incorporando ferramentas digitais como o Google Earth Web, Google My maps e o ArcGis que permite uma exploração interativa do globo terrestre, enriquecendo o ensino de Geografia com aplicações realistas e dados geográficos detalhados. Além disso, a integração de chatbots baseados em Inteligência Artificial no processo educativo oferece uma experiência de aprendizagem significativa, personalizada e interativa, permitindo aos alunos esclarecer dúvidas em tempo real e praticar conceitos através de diálogos simulados. O curso tem como objetivo capacitar os professores a criar planos de aula inovadores que não só facilitam a aplicação prática em ambientes educativos, mas também promovem uma compreensão mais profunda dos conteúdos. A reflexão crítica sobre a implementação dessas ferramentas e a avaliação dos resultados alcançados são fundamentais para fornecer aos educadores os meios necessários para enfrentar os desafios do ensino atual, garantindo que todos os alunos adquiram as competências exigidas pelo PASEO, através de métodos que refletem as tendências atuais na educação e tecnologia.
Destinatários
Professores dos Grupos 200, 420.
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 420.. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 420..
Objetivos
- Compreender a necessidade de implementar práticas pedagógicas apoiadas em metodologias ativas, promotoras do desenvolvimento de competências do século XXI; - Aprofundar conhecimentos pedagógico-didáticos no âmbito da aplicação de geotecnologias evidenciando uma postura o crítica relativamente aos resultados da análise, interpretação e representação da informação; - Desenvolver competências digitais fundamentais para o trabalho com ferramentas específicas na didática da Geografia; - Conhecer, criar e/ou explorar recursos educativos digitais geográficos para integrar em planos de aula; - Encorajar o uso de chatbots para implementar metodologias ativas de aprendizagem, onde os alunos são protagonistas do seu processo educativo; - Ensinar como utilizar chatbots para fornecer avaliações e feedbacks instantâneos, ajudando os alunos a compreenderem e corrigirem seus erros em tempo real.
Conteúdos
Introdução ao Curso: Objetivos e estrutura do Curso Módulo 1: A Inteligência Artificial na Educação, o seu contributo para a Geografia - Identificação dos conceitos básicos da Inteligência Artificial e sua utilização na sala de aula; - Considerações éticas no uso da IA na educação e discussão sobre a garantia de privacidade e segurança dos dados; - Dinamização de planos de aula utilizando a IA, através de ferramentas como a School AI e Magic School; -Utilização dos chatbots na integração das aprendizagens essenciais da geografia. Módulo 2: Conceito de aprendizagem ativa - Apresentação das Metodologias ativas, o quê e para quê?; - Implementação de técnicas e atividades práticas que fomentam a aprendizagem ativa nas nossas salas de aula. Módulo 3: Ferramentas e aplicações orientadas para o ensino da geografia - Revisão de conceitos essenciais; - Exploração da importância da integração da geografia com a tecnologia; - O Google Maps e o Google Earth Web aplicado ao ensino da geografia; - Apresentação dos tipos e formatos de imagem, partilha, armazenamento, exportação/importação do projeto e manipulação da informação; - Elaboração de projetos utilizando o Google Maps e/ ou o Google Earth Web, explorando das potencialidades do trabalho colaborativo. Módulo 4: Ferramentas e aplicações orientadas para o ensino da geografia utilizando o ArcGis Online- O StoryMaps - Aplicações do ArcGis Online; - Apresentação do Story Maps aplicado ao ensino da Geografia; - Elaboração do Storymaps principais opções disponíveis; - Construção de situações de aprendizagem utilizando o Storymaps. Módulo 5: Práticas Integradas de avaliação - Apresentação de estratégias de avaliação no âmbito da educação geográfica; - Introdução às ferramentas digitais para apoiar as práticas integradas de avaliação. Módulo 6: Apresentação dos trabalhos e avaliação - Apresentação dos materiais didáticos sobre os temas abordados; - Reflexão final sobre o curso: Discussão sobre as principais aprendizagens e experiências adquiridas.
Metodologias
Para atingir os seus objetivos, o curso utilizará os seguintes métodos e recursos: Momentos de exposição de conteúdos: serão utilizadas para apresentar os conceitos e as ideias fundamentais sobre a argumentação e os seus procedimentos lógicos de análise crítica. Exercícios práticos: serão utilizados para permitir aos participantes aplicar os conhecimentos adquiridos. Trabalho cooperativo: será utilizado para promover a colaboração e o trabalho em equipa.
Avaliação
- Instrumentos de avaliação dos formandos e respetiva ponderação: - Participação/intervenções (30%) Realização das atividades práticas (30%) - Relatório final de reflexão crítica (40%) - De acordo com o Art 46º do ECD em vigor e as orientações das Cartas Circular CCPFC-3/2007 e CCPFC-1/2008, os formandos serão avaliados com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores - Insuficiente - 5 a 6,4 valores - Regular - 6,5 a 7,9 valores - Bom - 8 a 8,9 valores - Muito Bom - 9 a 10 valores - Excelente
Bibliografia
Dykes, G. Knight, H.; Mobile learning for teachers in Europe. Exploring the Potential of Mobile Technologies to Support Teachers andImprove Practice. UNESCO Working Paper Series on Mobile Learning, 2012. ISBN: 2227-5029.Holstein, K.; Mclaren, B. M.; Aleven, V. (2019), Intelligent tutors as teachers' aides: exploring teacher needs for real-time analytics inblended classrooms. Proceed-ings of the 2019 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems, p. 1-14.Kerski, J.J.; Geo-awareness, geo-enablement, geotechnologies, citizen science, and storytelling: Geography on the world stage. Geogr.Compass, 9:1426. doi:10.1111/ gec3.12193Matos, J.F. (2010). Princípios Orientadores para o Desenho de Cenários de Aprendizagem. Lisboa: Projeto LEARN.Matos, J.; Fundamentos de Informação Geográfica. 5ª Edição Atualizada e Aumentada., Lidel, 2008. ISBN: 9789727575145
Observações
MODALIDADE DE PAGAMENTO : Associado/a: 40€ Não Associado/a: 90€ TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA para o IBAN PT50003503550003809353096 SUBMETA o comprovativo de pagamento na sua área pessoal do CFAMM ATENÇÃO: As inscrições só ficam validadas/confirmadas após o respetivo pagamento e a submissão do comprovativo Pedido de mais informações para T. 218 246 020 ou cfamm@assp.pt NOTA: Os/as associados/as deverão ter as quotas regularizadas. Após a conclusão da ação, o certificado ficará disponível na sua área pessoal . Caso pretenda envio por via postal, o custo é de €5,00.
Formador
Sandra Isabel Paiva Melro
Carla Gabriela Matos de Sousa
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 12-06-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
2 | 14-06-2025 (Sábado) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online assíncrona |
3 | 16-06-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 18-06-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online assíncrona |
5 | 30-06-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 01-07-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Online assíncrona |
7 | 03-07-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
8 | 05-07-2025 (Sábado) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Online assíncrona |
9 | 07-07-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |