
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS: OLHARES BASEADOS NA EVIDÊNCIA turma T1- 24/25
Apresentação
Os Decretos-lei nº 54/2018 e 55/2018, ambos de 6 de julho, na sua redação atual, articulados com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória visam garantir a inclusão de todos os alunos, não deixando nenhum "para trás". A Escola, enquanto comunidade aprendente de aprendizagem (CAA), é convocada a responder de forma adequada a este grande desafio, que depende também do modo como os vários intervenientes na comunidade educativa percecionam e seguem as políticas educativas, aplicam os princípios da educação inclusiva e as práticas pedagógicas. Este compromisso e trabalho em rede implicam necessariamente uma abordagem a práticas pedagógicas que sejam eficazes, por isso baseadas na evidência científica, que respeitam opções estratégicas, preventivas e metodológicas como a Response to Intervention, a abordagem multinível e são consentâneas com o Desenho Universal para a Aprendizagem. Estas abordagens devem ser consideradas de forma integrada, articulada e flexível, constituindo-se como guias de apoio à ação das escolas na co construção do paradigma da inclusão máxima. Nesta senda, este curso de formação permite dotar os docentes de estratégias cientificamente comprovadas que orientem este caminho e alicercem este compromisso! A exigência deste desafio implica uma liderança forte e ativa que arrisque ousar e a existência de estruturas de suporte que ajudem os professores, os técnicos, e os pais a encontrar na escola e na comunidade um continuum de respostas que contribuam para a aprendizagem e para o desenvolvimento de cada aluno.
Destinatários
Educadores e Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores e Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril, a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente.
Objetivos
- Explorar os documentos legislativos (DL 54, DL 55, PASEO, AE) e de apoio à prática letiva de forma integrada, identificando implicações para a organização de práticas mais inclusivas. - Aprofundar o conhecimento sobre metodologias e estratégias pedagógicas inclusivas e inovadoras. - Promover a avaliação como parte integrante da gestão inclusiva do currículo e instrumento ao serviço do ensino e das aprendizagens, construindo um referencial de avaliação pedagógica; - Refletir sobre práticas pedagógicas ancoradas em evidência científica; - Contribuir para a mudança de procedimentos, envolvendo dinâmicas ativas em sala de aula; - (Re)pensar cenários de aprendizagem, recorrendo a um conjunto de suportes científicos em prol do sucesso educativo de todos os alunos; - Consolidar a implementação do ciclo: Avaliar - Planear - Agir - Rever para a inclusão. - Promover o debate e a partilha entre os diversos participantes, incluindo dos materiais construídos, para reforçar competências de trabalho colaborativo, reflexivo e de resolução de problemas entre os profissionais.
Conteúdos
. Apresentação dos intervenientes na ação, dos objetivos, metodologias, materiais, resultados a alcançar, avaliação e expectativas. . Módulo 1: Impacto da aplicação da legislação inclusiva e os equívocos de uma Educação Inclusiva - O que já mudou e o que se mantém? - De que forma os DL 54 e 55 nos apontam o caminho para uma ação mais inclusiva? - A educação inclusiva é incompatível com uma educação de qualidade? - Linguagem e investigação colaborativa. - Análise de relatos da prática. - Apresentação do trabalho de grupo. . Módulo 2: Desenvolvimento de práticas inclusivas - Dimensão ética da educação inclusiva. - Participação dos alunos e dos Encarregados de Educação. - Gestão e organização da sala de aula: evidências científicas. - Estratégias de aprendizagem e metodologias ativas. - Análise de relatos da prática. - Apresentação do trabalho de grupo. . Módulo 3: Gestão flexível da diversidade em ambientes educativos inclusivos - Modelo de atuação "Response to Intervention" (RTI). - Medidas de gestão curricular. - A abordagem multinível e o Desenho Universal para a Aprendizagem. - Dinâmica do Centro de Apoio à Aprendizagem. - Análise de relatos da prática: manifesto. - Apresentação do trabalho de grupo. . Módulo 4: A avaliação como processo regulador do ensino e da aprendizagem - Princípios e práticas da avaliação pedagógica. - Erro e aprendizagem. - O feedback e a autorregulação das aprendizagens. - De que forma a avaliação pode promover o sucesso de todas as crianças e jovens? - Mapeamento, numa lógica de autoavaliação, por cada formando, das aprendizagens realizadas ao longo da formação. - Apresentação dos trabalhos/Partilha das conclusões.
Metodologias
Dada a natureza deste curso de formação, as sessões serão práticas e teórico-práticas, promovendo uma interação aberta e participativa e fomentando a reflexão crítica sobre a diversidade, a inclusão e as realidades multiculturais vividas na escola.
Avaliação
- Participação realização das atividades práticas (30%) - Realização das atividades práticas (30%) - Relatório final de reflexão crítica (40%) - De acordo com o Art 46º do ECD em vigor e as orientações das Cartas Circular CCPFC-3/2007 e CCPFC-1/2008, os formandos serão avaliados com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores - Insuficiente - 5 a 6,4 valores - Regular - 6,5 a 7,9 valores - Bom - 8 a 8,9 valores - Muito Bom - 9 a 10 valores - Excelente
Bibliografia
DGE (2018), Para uma educação inclusiva: Manual de Apoio à Prática https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EEspecial/manual_de_apoio_a_pratica.pdf Acesso a 19/07/2023Cosme, A., Lima L., Ferreira D., Ferreira N. (2021), Metodologias, métodos e situações de aprendizagem: propostas e estratégias de ação: ensino básico, ensino secundário,1ª ed. - Porto: Porto Editora.European Agency for Special Needs and Inclusive Education (2018), Key Actions for Raising Achievement, Guidance for Teachers and Leaders -Disponível em https://www.european-agency.org/sites/default/files/Key%20Actions%20for%20Raising%20Achievement.pdf Acesso em: 29/06/2023Fernandes, D. (2021). Para uma Fundamentação e Melhoria das Práticas de Avaliação Pedagógica no Âmbito do Projeto MAIA, Texto de Apoio à formação - Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação.UNESCO (2022). REACHING OUT TO ALL LEARNERS: a resource pack for supporting inclusion and equity in education. Geneva: UNESCO IBE. Disponível em: https://www.ibe.unesco.org/en/news/reaching-out-all-learners-resource-pack-supporting-inclusion-and-equity-education Acesso em: 18/07/2023
Observações
MODALIDADE DE PAGAMENTO : Associado/a: 40€ Não Associado/a: 90€ TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA para o IBAN PT50003503550003809353096 SUBMETA o comprovativo de pagamento na sua área pessoal do CFAMM ATENÇÃO: As inscrições só ficam validadas/confirmadas após o respetivo pagamento e a submissão do comprovativo Pedido de mais Informações para T. 218 246 020 ou cfamm@assp.pt NOTA: Os/as associados/as deverão ter as quotas regularizadas Após a conclusão da ação, o certificado ficará disponível. na sua área pessoal Caso pretenda envio por via postal, o custo é de €5,00
Formador
Maria Manuela da Silva Claro de Andrade Alves
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 27-05-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
2 | 27-05-2025 (Terça-feira) | 19:30 - 20:30 | 1:00 | Online assíncrona |
3 | 29-05-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
4 | 29-05-2025 (Quinta-feira) | 19:30 - 20:30 | 1:00 | Online assíncrona |
5 | 03-06-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 05-06-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 05-06-2025 (Quinta-feira) | 20:30 - 21:30 | 1:00 | Online assíncrona |
8 | 12-06-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
9 | 17-06-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
10 | 17-06-2025 (Terça-feira) | 19:30 - 21:30 | 2:00 | Online assíncrona |
11 | 20-06-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
12 | 26-06-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |