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ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO EM SALA DE AULA PARA ALUNOS COM PERTURBAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO turma T1- 24/25

Apresentação

A educação inclusiva é atualmente reconhecida como o meio mais eficaz de assegurar o direito de todas as crianças e jovens a uma educação de qualidade (UNESCO, 2017), uma vez que propõe uma alteração na organização escolar, curricular e nos processos de ensino-aprendizagem, com base no reconhecimento e valorização da diversidade. O Decreto-Lei n.º 55/2018 em articulação com o Decreto-Lei n.º 54/2018, ambos de 6 de julho, apontam a flexibilidade curricular como contributo para o desenvolvimento de aprendizagens de qualidade, enquanto resposta efetivas às necessidades e potencialidades de todos os alunos, promovendo o reconhecimento pelas escolas da mais-valia da diversidade dos seus alunos, incluindo os que apresentam perturbações do desenvolvimento e que, por qualquer motivo, encontram entraves no acesso ao currículo. O conhecimento de algumas perturbações do desenvolvimento, como a perturbação do desenvolvimento intelectual, a perturbação da comunicação, da linguagem e da fala, a perturbação da atenção e do comportamento e as perturbações emocionais, permite aos professores enfrentarem os desafios da diversidade, através de intervenções assentes em práticas inclusivas em sala de aula, com foco na diferenciação e em metodologias diferenciadoras que promovam as aprendizagens de todos os alunos.

Destinatários

Educadores/as de Infância; Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores/as de Infância; Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

-Explorar os princípios orientadores dos normativos legais da educação inclusiva, identificando as suas implicações nas práticas docentes. - Compreender, refletir e desenvolver competências para a flexibilidade curricular como alicerce para o desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais em articulação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: planificação; metodologias; execução; avaliação. - Refletir sobre práticas de diferenciação pedagógica e de organização e gestão de uma sala de aula inclusiva, com recurso a metodologias ativas de aprendizagem, como reposta às necessidades de todos os alunos - Conhecer algumas perturbações do desenvolvimento, como a perturbação do desenvolvimento intelectual, as perturbações da comunicação, linguagem e fala, a perturbação da hiperatividade e défice de atenção e perturbações do comportamento, perturbações emocionais e outras perturbações (perturbações de ansiedade, perturbações da alimentação; perturbações do sono; dependência da internet). - Planear estratégias de intervenção para alunos com as perturbações do desenvolvimento identificadas

Conteúdos

MÓDULO 1: IMPACTO DOS NORMATIVOS LEGAIS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS - Exploração dos princípios e oportunidades do Decreto-Lei n.º 55/2018 em articulação com o Decreto-Lei n.º 54/2018, ambos de 6 de julho. MÓDULO 2: ABORDAGEM MULTINÍVEL COMO OPÇÃO METODOLÓGICA (2 horas) -Reconhecimento das opções metodológica que permitem o acesso ao currículo ajustada às potencialidades e dificuldades dos alunos, com recurso a diferentes níveis de intervenção, através de: medidas universais; medidas seletivas; e medidas adicionais MÓDULO 3: EXPLORAÇÃO DE POSSIBILIDADES DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR (2 horas) - O trabalho colaborativo entre os docentes, com o objetivo de desenvolver uma abordagem interdisciplinar do currículo. MÓDULO 4: FLEXIBILIDADE PEDAGÓGICA E CURRICULAR COMO INSTRUMENTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA (2 horas) - Dinâmicas/abordagens pedagógicas diferenciadas e centradas nos alunos, nas diferentes áreas disciplinares (resolução de problemas, trabalho de projetos, inquiry, entre outras) MÓDULO 5: PRINCÍPIOS E OBJETIVOS DA DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA (2 horas) -A diferenciação pedagógica como prática para promover a inclusão e garantir que todos os alunos tenham oportunidades iguais de aprendizagem. MÓDULO 6 - METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM QUE PERMITEM A DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA E ESTIMULAM A INTERDISCIPLINARIDADE (2 horas) - Métodos de ensino e estratégias pedagógicas (aprendizagem baseada em resolução de problemas, Design Thinking, sala de aula invertida, trabalho de projeto, entre outros) que promovem a participação e o envolvimento de todos os alunos. - Exploração de recursos e materiais pedagógicos, nomeadamente os digitais, que promovem uma abordagem interdisciplinar e inclusiva. MÓDULO 7 - PERTURBAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO (7 horas) - Identificação de algumas perturbações do desenvolvimento, como a perturbação do desenvolvimento intelectual, as perturbações da comunicação, linguagem e fala, a perturbação da hiperatividade e défice de atenção e perturbações do comportamento, perturbações emocionais e outras perturbações (perturbações de ansiedade, perturbações da alimentação; perturbações do sono; dependência da internet): conceitos; comportamentos e caraterísticas dos alunos com as perturbações identificadas. MÓDULO 8 - MEDIDAS DE APOIO À APRENDIZAGEM E À INCLUSÃO E ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO EM SALA DE AULA (6 horas) - Planeamento de estratégias de intervenção para alunos com as perturbações do desenvolvimento identificadas

Metodologias

As sessões síncronas, por videoconferência, permitem a interação formador-formandos e entre os formandos. A formadora dinamizará a sessão com recurso a apresentações, vídeos entre outros materiais pedagógicos. Serão, igualmente, promovidos momentos de tarefas individuais, em pares ou em grupo, com recurso aos materiais disponibilizados. Em cada sessão, o trabalho dos formandos organizar-se-á de acordo com uma apresentação dos conteúdos e um guião de tarefas, privilegiando-se o tratamento de propostas de carácter prático. As sessões assíncronas correspondem ao período de estudo autónomo, com recurso a documentação específica e realização de algumas tarefas de caráter prático. O acompanhamento dos formandos, esclarecimento de dúvidas e apoio no cumprimento das tarefas far-se-á através de chat, videoconferência e/ou correio eletrónico. No que respeita à metodologia, a componente teórica é caraterizada por uma abordagem mais expositiva, centrada na transmissão de conteúdos de referência. Na componente prática, privilegia-se a discussão, partilha e reflexão entre os formandos em pares e/ou pequeno grupo sobre os conteúdos apresentados.

Avaliação

Instrumentos de avaliação dos formandos e respetiva ponderação: - Participação/intervenções (30%) - Realização das atividades práticas (30%) - Relatório final de reflexão crítica (40%) - De acordo com o Art 46º do ECD em vigor e as orientações das Cartas Circular CCPFC-3/2007 e CCPFC-1/2008, os formandos serão avaliados com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores - Insuficiente - 5 a 6,4 valores - Regular - 6,5 a 7,9 valores - Bom - 8 a 8,9 valores - Muito Bom - 9 a 10 valores - Excelente

Bibliografia

Maia, V. O., & Freire, S. (2020). A diferenciação pedagógica no contexto da educação inclusiva. Revista Exitus, 10, e020003. https://doi.org/10.24065/2237 9460.2020v10n0ID1147, em 4 março de 2024. Tomlinson, C. A. (2008). Diferenciação Pedagógica e Diversidade - Ensino de Alunos em Turmas com Diferentes Níveis de Capacidades. Coleção Educação Especial. Porto: Porto Editora. E-book Educação Inclusiva . A Inclusão na sala de aula: a_inclusao_na_sala_de_aula_2022.pdf (mec.pt) Cosme, Lima, Ferreira & Ferreira (2021). Metodologias, Métodos e Situações de Aprendizagem: Propostas e Estratégias de Ação - Ensino Básico e Ensino Secundário. Lisboa, Portugal: Porto Editora. Lobo Antunes, N. (2018). Sentidos, o grande livro das perturbações do desenvolvimento e comportamento, Lisboa: Lua de Papel.

Observações

MODALIDADE DE PAGAMENTO : Associado/a: 40€ Não Associado/a: 90€ TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA para o IBAN PT50003503550003809353096  SUBMETA o comprovativo de pagamento na sua área pessoal do CFAMM ATENÇÃO: As inscrições só ficam validadas/confirmadas após o respetivo pagamento e a submissão do comprovativo Pedido de mais Informações para   T. 218 246 020 ou  cfamm@assp.pt  NOTA: Os/as associados/as deverão ter as quotas regularizadas Após a conclusão da ação, o certificado ficará disponível. na sua área pessoal Caso pretenda envio por via postal, o custo é de €5,00

Formador

Dora Sofia Ferreira de Jesus

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 28-04-2025 (Segunda-feira) 17:15 - 19:15 2:00 Online síncrona
2 05-05-2025 (Segunda-feira) 17:15 - 19:15 2:00 Online síncrona
3 09-05-2025 (Sexta-feira) 17:15 - 19:15 2:00 Online assíncrona
4 12-05-2025 (Segunda-feira) 17:15 - 19:15 2:00 Online síncrona
5 16-05-2025 (Sexta-feira) 17:15 - 19:15 2:00 Online assíncrona
6 19-05-2025 (Segunda-feira) 17:15 - 19:15 2:00 Online síncrona
7 23-05-2025 (Sexta-feira) 17:15 - 19:15 2:00 Online assíncrona
8 26-05-2025 (Segunda-feira) 17:15 - 19:15 2:00 Online síncrona
9 30-05-2025 (Sexta-feira) 17:15 - 19:15 2:00 Online assíncrona
10 02-06-2025 (Segunda-feira) 17:15 - 19:15 2:00 Online síncrona
Preço sócio: 40.00€
Preço não sócio: 90.00€
Início: 28-04-2025
Fim: 02-06-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-134002/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: zoom-online

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