327

ACD 24-GESTÃO DO STRESS E DO BURNOUT NOS PROFESSORES E EDUCADORES turma T1 2024-2025

Apresentação

A formação em Gestão do Stress e do Burnout para professores e educadores assume uma relevância inegável no contexto educativo atual. A natureza intrinsecamente exigente da profissão docente - caracterizada pela constante interação, elevadas responsabilidades e diversas pressões – expõe, muitas vezes, estes profissionais a níveis significativos de stress. De facto, um elevado número de docentes apresenta sintomas de stress e Burnout (Rcisa et al., 2018; Gouveia, 2010), o que impacta negativamente a sua saúde e sua capacidade de resposta aos desafios profissionais. Esta ação promove estratégias e boas práticas no âmbito da gestão da ansiedade profissional em contexto educativo, baseando-se na premissa de que um corpo docente saudável e resiliente é um pilar essencial para a qualidade do ensino e para o desenvolvimento salutar dos alunos. Dotar os professores e educadores de ferramentas e técnicas para lidar com o Stress e prevenir o Burnout contribui diretamente para o seu bem-estar físico e mental. A capacidade de identificar os sinais precoces, de desenvolver mecanismos de coping saudáveis e de estabelecer limites profissionais e pessoais são aspetos essenciais para manter a motivação, a satisfação no trabalho e, consequentemente, a qualidade do ensino. Através desta formação, procurar-se-á desenvolver competências de autoconsciência, de estabelecimento de limites saudáveis e de implementação de rotinas de auto cuidado que permitam mitigar os efeitos nocivos do stress prolongado nos professores e educadores.

Destinatários

Educadores/as de Infância; Professoras/es dos ensinos básico, secundário e ensino especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Esta formação visa, primordialmente, explorar ferramentas e estratégias para identificar precocemente os sinais de alerta e compreender as dinâmicas subjacentes ao stress profissional, promovendo a implementação de técnicas de gestão emocional e comportamental que promovam o bem-estar físico e mental dos educadores e professores e consequentemente a melhoria e qualidade das aprendizagens. • Identificar as caraterísticas e elementos dos riscos psicossociais laborais, em particular o stress e o burnout • Identificar os sinais de alerta e sintomas de stress, burnout e ansiedade • Explorar práticas de autocuidado, autorregulação emocional e gestão de prioridades em contexto educativo

Conteúdos

• Riscos psicossociais, stress e Burnout: caraterísticas e elementos • Sinais de alerta e sintomas da ansiedade, stress e Burnout • Práticas de autocuidado, autorregulação emocional e gestão do tempo e prioridades

Metodologias

• Métodos pedagógicos: Expositivo, Demonstrativo, Interrogativo e Ativo • Estratégias e práticas: Brainstorming, Debate, Questionamento, Exploração de conteúdos, Simulações • Tipologia das Sessões: Sessões Síncronas (Sessões plenárias e Sessões de trabalho em pequeno grupo)

Modelo

Aplicação de um questionário de avaliação aos participantes

Observações

• Carlotto, M. S. (2002). A síndrome de burnout e o trabalho docente. Psicologia em Estudo, 7(1), 21-29. • FCSH, 2018. Inquérito Nacional sobre as Condições de Vida e de Trabalho na Educação. • Gouveia, C. (2010). Burnout, ansiedade e depressão nos professores. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. • Rcisa, S. et al. (2018). Stress e Burnout em Professores: importância dos processos de avaliação cognitiva. Revista Psicologia, Saúde e Doenças, 19(2), 208-221.

Formador

Margarida Magalhães Cardoso Ferreira

Preço sócio: 0.00€
Preço não sócio: 25.00€
Início: 01-07-2025
Fim: 08-07-2025
Acreditação: ACD24-24/25
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 6 h
Local: zoom-online

INSCREVER-ME