Introdução aos Primeiros Socorros Psicológicos – Crianças e Jovens- CVP turma T1- 24/25

Apresentação

A formação surge no âmbito do financiamento da União Europeia (EU4Health), em que se tem promovido a disseminação dos primeiros socorros psicológicos como forma de melhorar a prestação de serviços em contextos complexos e disponibilizar ferramentas de autocuidado para os trabalhadores humanitários, mas, também, para quem tem estado a trabalhar com crianças e jovens em meio escolar ou equivalente, procurando a integração de todos, numa sociedade multicultural. A formação foi desenvolvida para os profissionais que trabalham com recurso a atividades de apoio psicossocial junto de crianças e para aqueles que prestam cuidados diretos a crianças e aos seus cuidadores em sofrimento emocional, tais como os professores. Um evento disruptivo de vida pode alterar, de forma significativa, o percurso normal de vida das pessoas, independentemente da sua idade. Estas mudanças substanciais exigem tempo e esforço para adaptação, afetando não apenas os indivíduos, mas também as suas famílias. Muitas vezes, o que antes era garantido na vida quotidiana, como a frequência regular da escola, sofre interrupções. Estas mudanças podem provocar elevados níveis de incerteza e uma falta de contacto social com os amigos, resultando em ansiedade, infelicidade e um sentimento geral de desespero em relação ao futuro. Os sentimentos intensos e constantes de incerteza e isolamento constituem um desafio significativo para os jovens – pelo que, ajudar as crianças a interagir, de forma divertida e ativa, centrando-se em competências sociais e emocionais fundamentais é o desafio desta formação. Consideramos que a saúde mental importa, por isso, cada competência é relevante não apenas para a vida em geral, mas também para apoiar o bem-estar e a saúde na sua plenitude. Os professores estão frequentemente na linha da frente quando os alunos enfrentam crises emocionais. Com esta formação ficam mais capacitados para fornecer um primeiro apoio emocional adequado, minimizando o impacto psicológico e encaminhando os alunos para ajuda especializada quando necessário. Alunos emocionalmente estáveis e bem acompanhados apresentam melhores resultados académicos. Professores capacitados em PSP podem atuar preventivamente, ajudando a reduzir a evasão escolar, dificuldades de aprendizagem associadas ao stress e problemas comportamentais, garantindo um percurso escolar mais positivo para os estudantes. O stress e a sobrecarga emocional são desafios comuns na profissão docente. Esta formação não só capacita os professores para lidarem com o sofrimento dos alunos, como também oferece estratégias para cuidarem da sua própria saúde mental, reduzindo o risco de burnout e promovendo o equilíbrio emocional no exercício da profissão.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

O objetivo da formação é permitir aos participantes: • saber mais sobre as reações das crianças perante o sofrimento emocional; • saber o que são e o que não são os primeiros socorros psicológicos (PSP) para crianças; • compreender os três princípios de ação do protocolo utilizado: "Ver, Ouvir e Ligar", em relação às crianças; • disponibilizar PSP a uma criança e a um cuidador em sofrimento emocional; • identificar reações e situações complexas; • ter consciência da importância dos cuidados pessoais quando se disponibiliza para ajudar os outros.

Conteúdos

1. Protocolo ‘Look, Listen, Link’; 2. Autocuidado; 3. Desenvolvimento de estudos de caso ou identificação do material a utilizar; 4. Role play de PSP;

Metodologias

A metodologia que será utilizada irá desde o método direto expositivo, ativo e interrogativo, mas com recurso a momentos de aprendizagem guiada, em que os participantes deverão levar para o espaço pedagógico, saberes de experiência feitos, partilha de boas práticas recolhidas da sua vida pessoal e/ou profissional que trabalha com crianças e jovens. Os momentos de avaliação serão enriquecidos pela aprendizagem por “aprender fazendo”, através de role play entre os diferentes formandos; bem como resolução de estudos de caso elaborados pelos próprios.

Modelo

A avaliação é feita através de um pré-teste passado no início das 4h, e um pós-teste feito no final da formação – através de QR code e/ou papel. Assim como se procede à avaliação da formação, através de QR Code.

Observações

IASC Guidelines on Mental Health and Psychosocial Support in Emergency Settings. Inter-Agency Standing Committee. Genebra. 2007 Guia de Primeiros Socorros Psicológicos para as Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. Psychosocial Centre da FICV. Breve Introdução aos Primeiros Socorros Psicológicos (PSP) para as Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. Psychosocial Centre da FICV. Primeiros Socorros Psicológicos para as Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho: Módulo 1. Introdução aos PSP. Psychosocial Centre da FICV. Primeiros Socorros Psicológicos para as Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho: Módulo 2. PSP Básico. Psychosocial Centre da FICV. BRITO, B., ARRIAGA, M., GOUVEIA, S. (2015). Manual de Apoio Psicossocial a Migrantes. Lisboa. CARDOSO, R. M. (1999). O Stress na Profissão Docente. Como prevenir, como manejar. Porto: Porto Editora. CUNHA, M. P. (2007). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão (6ª Edição ed.). Lisboa: RH Editora. DELBROUCK, M. (2006). Síndrome de Exaustão (Burnout). Manuais Universitários 47. Lisboa: Climepsi Editores. FERREIRA, J. M. (2001). Manual de Psicossociologia das Organizações. Lisboa: McGraw-Hill. YOUNG, B., FORD, J., RUZEK, J., FRIEDMAN, M., GUSMAN, F. (s.d.). DisasterMental Health Services. A Guidebook For Clinicians and Administrators. Department of Veterans Affairs.

Em parceria com a Cruz Vermelha Portugual

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 15-05-2025 (Quinta-feira) 14:30 - 18:30 4:00 Presencial
Início: 15-05-2025
Fim: 15-05-2025
Acreditação: ACD25/24-25
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 4 h
Local: Escola EB 2,3 do Vale de S. Torcato