
A UTILIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DE EDUCAÇÃO DIGITAL (LED) PARA CRIAR VÍDEOS EDUCATIVOS turma T1-25/26
Apresentação
Com a implementação dos Laboratórios de Educação Digital (LED) nos AE, torna-se fundamental dotar os professores de competências técnicas que lhes permitam tirar pleno partido das ferramentas tecnológicas disponibilizadas, especialmente na área da multimédia (áudio, imagem e vídeo). Esta necessidade decorre do papel crescente que os recursos digitais desempenham no processo de ensino-aprendizagem, promovendo metodologias inovadoras e mais adequadas às exigências atuais da educação.O presente curso surge, assim, como uma resposta às necessidades identificadas no contexto educativo, oferecendo aos formandos a oportunidade de adquirir e ampliar competências técnicas nas áreas de edição de imagem, áudio e vídeo. Para além de capacitar os professores com conhecimentos práticos e funcionais, esta ação de formação visa também promover a adaptação pedagógica destas ferramentas, incentivando a integração do vídeo como recurso didático em sala de aula. A produção e utilização de vídeo-aulas, por ex:, representa uma estratégia pedagógica eficaz que permite diversificar os processos de ensino e aprendizagem, responder às necessidades diferenciadas dos alunos e fomentar ambientes educativos mais dinâmicos, participativos e motivadores. Neste sentido, a formação proposta alinha-se com os objetivos do plano de atividades da entidade proponente, ao valorizar a capacitação dos docentes e a modernização das práticas pedagógicas através da utilização de tecnologias digitais.Desta forma, o curso constitui uma mais-valia para o desenvolvimento profissional dos professores, incentivando uma prática pedagógica mais inovadora e adaptada à realidade digital contemporânea, em consonância com os recursos disponibilizados pelos LED.
Destinatários
Educadores/as de Infância; Professoras/es dos ensinos básico, secundário e ensino especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores/as de Infância; Professoras/es dos ensinos básico, secundário e ensino especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril, a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente.
Objetivos
- Estimular os docentes para a utilização de estratégias pedagógicas promotoras de metodologias diversificadas e inovadoras; - Dotar os docentes de conhecimentos essenciais para a criação de um vídeo educativo; - Capacitar os formandos com recursos e competências necessárias para a realização de vídeos em contexto escolar, compreendendo todas as etapas do processo; - Promover boas práticas na planificação e produção de vídeos educativos; - Desenvolver competências técnicas na utilização de hardware de captação (imagem, áudio e vídeo); - Operar softwares de edição de imagem, áudio e vídeo de forma eficiente e adaptada ao contexto escolar; - Produzir vídeo-aulas potenciadoras da construção do conhecimento, promovendo ambientes de aprendizagem mais dinâmicos e motivadores.
Conteúdos
Unidade 1: O vídeo em contexto educativo: conceitos básicos (3 horas - 2 síncronas + 1 assíncrona) . Importância do vídeo como recurso pedagógico. . Exemplos de aplicações pedagógicas de vídeos educativos. . Equipamentos e ferramentas necessários para a produção de vídeos. Unidade 2: Ferramentas de captação e de edição de imagem (4 horas - 2 síncronas + 2 assíncrona) . Configuração de câmaras e dispositivos de captura de imagem. . Utilização de teleponto para gravações. . Iluminação e enquadramento para criação de vídeos educativos. Unidade 3: Ferramentas de captação e de edição de áudio (3 horas - 1 síncronas + 2 assíncrona) . Escolha de microfones e equipamentos de áudio. . Gravação e edição de áudio com ferramentas digitais. . Dicas para melhorar a qualidade sonora em vídeos educativos. Unidade 4: Ferramentas para criar vídeo-aulas (5 horas - 3 síncronas + 2 assíncrona) . Utilização de gravadores de tela para demonstrações práticas. . Criação de vídeo-aulas interativas no Canva, incluindo narração. . Planeamento de conteúdos para vídeo-aulas eficazes. Unidade 5: Ferramentas de edição de vídeo (6 horas - 3 síncronas + 3 assíncrona) . Introdução a softwares de edição como DaVinci Resolve ou CapCut. . Utilização da técnica de chroma key para criação de fundos personalizados. . Integração de elementos visuais e sonoros na edição de vídeos. Unidade 6: Projeto: Criação de um vídeo-aula (4 horas - 2 síncronas + 2 assíncrona) . Planeamento e desenvolvimento de um projeto de vídeo-aula. . Aplicação das técnicas e ferramentas aprendidas. . Apresentação e avaliação dos projetos desenvolvidos.
Metodologias
O curso será realizado na modalidade e-Learning, combinando sessões síncronas e assíncronas. A distribuição da carga horária será de 13 horas síncronas e 12 horas assíncronas, totalizando 25 horas de formação. Para a dinamização das sessões, o formador utilizará a plataforma Moodle para atividades assíncronas e uma plataforma de videoconferência (Zoom) para os encontros síncronos Objetivos e Atividades: - Planificar atividades e construir recursos educativos aplicáveis ao contexto de sala de aula, utilizando os conteúdos explorados nas sessões. - Refletir sobre a aplicação prática e o valor pedagógico da utilização de vídeo-aulas no contexto educativo. Esta abordagem híbrida (blended learning) permitirá aos participantes maior flexibilidade na aprendizagem, combinando as vantagens do ensino presencial e online. As atividades assíncronas possibilitarão o acesso a recursos e a realização de tarefas no ritmo individual de cada participante, enquanto as sessões síncronas promoverão a interação direta e discussões em tempo real.
Avaliação
- Instrumentos de avaliação dos formandos e respetiva ponderação: - Participação/intervenções (30%) Realização das atividades práticas (30%) - Relatório final de reflexão crítica (40%) - De acordo com o Art 46º do ECD em vigor e as orientações das Cartas Circular CCPFC-3/2007 e CCPFC-1/2008, os formandos serão avaliados com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores - Insuficiente - 5 a 6,4 valores - Regular - 6,5 a 7,9 valores - Bom - 8 a 8,9 valores - Muito Bom - 9 a 10 valores - Excelente
Bibliografia
Categorização de vídeos educacionais do Youtube por meio de comentários, Disponível em https://www.semanticscholar.org/paper/Categoriza%C3%A7%C3%A3o-de-v%C3%ADdeos-educacionais-do-Youtube-por-Carvalho-Pitangui/af0608134264201e9cb4cbc36d5a778b6c827fbeA utilização dos vídeos educacionais do YouTube na Licenciatura em Matemática: presencial e a distância, disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/95950VISUALIZAÇÃO DE VÍDEOS EM CANAIS EDUCACIONAIS NO YOUTUBE, NTERNET LATENT CORPUS JOURNAL, disponível em https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/661/559Martins, G. O., Gomes, C. A. S., Brocado, J. M. L., Pedroso, J. V., Carrillo, J. L. A., Silva, L. M. U., Encarnação, M. M. G. A., Horta, M. J. V, Calçada, M. T. C. S., Nery, R. F. V, & Rodrigues, S. M. C. V. (2017). Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência. Retirado de https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdfBahia, A. B., Silva, A. R. L. (2017). Modelo de produção de vídeo didático para EaD. Revista CINTED-UFRGS, V. 15, No 1.
Formador
Francisco Solipa
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 17-10-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 24-10-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |
3 | 31-10-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 03-11-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |
5 | 07-11-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 14-11-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |
7 | 17-11-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |
8 | 21-11-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Online síncrona |