PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL E PREVENÇÃO DE VIOLÊNCIA EM CONTEXTO ESCOLAR turma T1-25/26
Apresentação
O projeto educativo da APEFP e do seu Centro de Formação prevê a promoção e a formação na área da ética e da deontologia. Assim, esta formação vem de encontro a essa preocupação em dotar os docentes de conhecimentos neste domínio específico. Os estudos epidemiológicos apontam para uma grande prevalência de perturbações na área da saúde mental das crianças e jovens (Santos, 2015). O Programa Nacional de Saúde Escolar e o Plano Nacional de Saúde Mental enfatizam a importância do desenvolvimento da literacia em saúde mental em contexto escolar para prevenir e lidar com problemas e dificuldades no bem-estar psicológico e na saúde mental, construindo um contexto escolar promotor de saúde. No Referencial de Educação para a Saúde em contexto escolar a saúde mental e a prevenção da violência são áreas fundamentais desde a educação pré-escolar até ao final da escolaridade obrigatória (DGE & DGS, 2017). Estas novas realidades exigem aos educadores e professores conhecimentos e competências que o progresso da ciência psicológica nas últimas décadas pode proporcionar, pelo que uma equipa de investigadores/formadores, do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental da FPCEUC, articulando com os Agrupamentos de Escolas, pretende responder a esta necessidade.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário..
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário... Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Compreender a forma como a natureza e o funcionamento da mente, a sua complexidade e a neuroplasticidade do cérebro têm implicações no bem-estar psicológico e na saúde mental. - Compreender os sistemas reguladores do afeto, o seu papel, as suas características, o funcionamento e as emoções que lhes estão associadas, bem como a sua psicofisiologia e a forma como estes aspetos estão ligados à saúde mental e física. - Reconhecer que as interações pessoais e o modo de vida da sociedade contemporânea podem ser geradoras de grandes problemas e dificuldades ao ativarem de forma desadequada os sistemas reguladores do afeto. - Conhecer, aprender, explorar, treinar e aplicar estratégias capazes de prevenir e lidar com problemas no âmbito do bem-estar psicológico e da saúde mental em contexto escolar. - Promover uma melhoria do clima socio-emocional das escolas/agrupamentos, enquanto organização.
Conteúdos
A natureza o funcionamento da mente e a sua complexidade; exercícios práticos para lidar com implicações destes aspetos no bem-estar psicológico e na saúde mental, nomeadamente em contexto escolar. ( 4 horas) - A ligação corpocérebro e a neuroplasticidade como potenciais de mudança do funcionamento do cérebro, implicações para a saúde mental e o bem-estar psicológico, nomeadamente em contexto escolar. (4 horas) Os sistemas reguladores do afeto, as emoções, o seu papel, as suas características, o funcionamento e a sua psicofisiologia; exercícios práticos para lidar com implicações destes aspetos no bem-estar psicológico e na saúde mental, nomeadamente em contexto escolar. (4 horas) -Os múltiplos eus emocionais e o seu funcionamento, em termos motivacionais, cognitivos, fisiológicos e comportamentais; exercícios práticos para trabalhar o equilíbrio dos diferentes sistemas afetivos e desenvolver a regulação emocional, nomeadamente em contexto escolar. (4 horas) - O autocriticismo, a sua natureza, o seu papel e o seu funcionamento e os danos que provoca: exercícios práticos para trabalhar com o autocriticismo e aprender outras formais mais positivas de autocorreção, nomeadamente em contexto escolar. ( 2) horas) - As relações interpessoais e o modo de vida contemporânea como ativadores de desequilíbrio dos sistemas de regulação do afeto: exercícios práticos com vista a prevenir e lidar com estes problemas e dificuldade, nomeadamente em contexto escolar.(2 horas)
Metodologias
Esta formação é constituída por sessões essencialmente práticas, As metodologias a adotar serão: exposição com recurso a powerpoint, análise e discussão de casos, roleplaying, exercícios em pares, exercícios em grupo, exercícios individuais, exploração da integração dos conteúdos no dia-a-dia do professor.
Avaliação
O referencial da escala de avaliação é o previsto no nº 2, do artigo 46º do ECD, aprovado pelo DecretoLei nº 41/2012, de 21 de fevereiro :de 9,0 a 10,0 valores Excelente de 8,0 a 8,9 valores Muito Bom de 6,5 a 7,9 valores Bom e 5,0 a 6,4 valores Regular de 1,0 a 4,9 valores Insuficiente sendo atribuída com base nos indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderação: -Participação individual/Grupo. 20% - Realização das tarefas nas sessões/Qualidade e adequação dos trabalhos desenvolvidos.40% - Trabalho de avaliação individual. 40%
Bibliografia
Carvalho A., Almeida C., Amann, G., Leal ,P., Marta, F., Pereira, F., Ladeiras, L., Lima, R., Lopes, I. (2016). Saúde Mental em Saúde Escolar. Manual para a Promoção de Competências Socioemocionais em meio escolar. Lisboa: DGS, IPS/ESS, PV,& DGE)Carvalho, A., Matos, C., Minderico, C., Almeida, C., Abrantes, E., Mota, E, et al. (2017). Referencial de Educação para a Saúde. Lisboa: DGE & DGSGilbert, P. & Irons, C. (2005). Compassionate mind training, for shame and self-attacking, using cognitive, behavioral, emotional and imagery interventions. In P. Gilbert (Ed.), Compassion: Conceptualizations, research, and use in psychotherapy (pp. 263-325). London: Brunner-Routledge.Santos, M.C. (2015). Problemas de Saúde Mental em Crianças e Adolescentes: Identificar, Avaliar e Intervir. Lisboa: Edições SílaboShute, R. & See, P. (2016). Mental Health and Wellbeing Through Schools. London: Routledge
Formador
Natália Machado
Virginia Alberta Meira Ferreira Martins
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 15-01-2026 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Presencial |
| 2 | 22-01-2026 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Presencial |
| 3 | 29-01-2026 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Presencial |
| 4 | 12-02-2026 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Presencial |
| 5 | 19-02-2026 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Presencial |
| 6 | 26-02-2026 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Presencial |
| 7 | 05-03-2026 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Presencial |