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Cidadania e Literacia Financeira na Educação turma T1-25/26

Apresentação

Pretende-se apoiar os docentes no desenvolvimento de conhecimentos para capacitação da Literacia Financeira junto dos seus alunos de forma a tomar decisões financeiras informadas e conscientes sobre poupança, investimento, consumo, crédito e planeamento financeiro. Esta ação permite que se transmitam esses conhecimentos aos alunos, promovendo a literacia financeira desde cedo e desenvolvendo os jovens como cidadãos e consumidores mais responsáveis na sua relação com o dinheiro, preparando-os para as decisões financeiras mais complexas no futuro.   A Promoção da Responsabilidade Financeira, em enfoque nas Aprendizagens Essenciais de Cidadania e Desenvolvimento(1.º, 2.º e 3.ºciclos) relativamente à literacia financeira é uma competência fundamental para a vida, essa incutida desde os níveis mais baixos, pré escolar até ao secundário, contribuindo para uma sociedade mais equilibrada, onde as pessoas são mais conscientes das suas finanças, estando mais informadas na gestão do dinheiro e sua alocação, quer na poupança, investimento ou recurso ao crédito.   Há conformidade com as metas definidas com os Princípios Orientadores das Iniciativas de Formação Financeira do Plano Nacional de Formação Financeira visando aumentar o conhecimento financeiro da população e promover comportamentos financeiros responsáveis. De acordo com os Resultados do PISA 2022 ,desenvolvido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento divulgados em dezembro de 2023, Portugal ficou na 9.ª posição em um grupo de 20 países, perdendo três posições em relação à avaliação anterior (2018), pelo que urge aumentar os níveis de Proficiência no âmbito da literacia financeira e no pensamento crítico.

Destinatários

Professores do 3º CEB e do Ensino Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 3º CEB e do Ensino Secundário. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 3º CEB e do Ensino Secundário.

Objetivos

Objetivos gerais: -Aprender a planear e gerir recursos para a tomada das decisões financeiras. - Dotar os docentes para a construção de modelos, instrumentos, ferramentas e estratégias de forma a implementar a promoção do Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF). Objetivos específicos: - Elaborar um orçamento familiar, identificando rendimentos e despesas e apurando o respetivo saldo. - Reconhecer a importância da poupança relacionando-a com os objetivos da vida. - Identificar as características de alguns produtos financeiros onde a poupança pode ser aplicada. - Compreender os riscos existentes na utilização dos serviços financeiros digitais. - Apreender a dotação de conceitos financeiros básicos, como: orçamento, poupança, crédito, juros e investimentos e utilização desse conhecimento para tomar as melhores decisões do dinheiro no dia-a-dia. - Sensibilizar para hábitos financeiros responsáveis. - Promover a Educação Financeira como Educação ao longo da Vida

Conteúdos

1- Planeamento e Gestão do Orçamento Pessoal e Familiar (5+1 horas) 1.1 Rendimento Líquido e Deduções 1.2 Despesa Fixas e Variáveis 1.3 Saldo Orçamental: superávit ou défice 1.4 Necessidades e Desejos 1.5 Situações inesperadas que afetam a situação familiar 1.6 Fundo de Emergência no Orçamento 1.7 As compras por Impulso Aula Assíncrona: Planeamento do Orçamento Pessoal e Familiar reportando a um mês (1 horas) 2 - Poupança e Investimento (3 horas) 2.1 Objetivos da Poupança 2.2Aplicações da Poupança: Produtos Financeiros básicos: depósitos a prazo, certificados de aforro e tesouro, obrigações, ações, REITs e ETF’s 2.3Relação entre remuneração e o risco: a rendibilidade esperada, o risco e a liquidez 2.4 A Conta de Serviços mínimos 3 - Crédito e Endividamento (3 horas) 3.1 A Taxa de Esforço na concessão do crédito 3.2 Mapa de Central de Responsabilidade do Banco de Portugal 3.3 - Tipos de Crédito 3.4 Medidas Agregadas ao crédito: TAN, TAEG e o MTIC 3.5 - Reconhecer as responsabilidades decorrentes do recurso ao crédito: PARI e o PERSI Aula Assíncrona: Cálculo da Taxa de Esforço e Mapa de Central Crédito (1 horas) 4 - Fraude nos Canais Digitais (2 horas) 4.1 Identificar os riscos existentes na utilização dos serviços financeiras digitais 4.2 Boas práticas para evitar fraude mais comuns e saber-se proteger 5 O que são os impostos? (3 horas) 5.1 Para que pagamos impostos? 5.2 O IRS: deduções e benefícios fiscais 5.4 O IVA: dedução e liquidação 5.5 O e-fatura como incremento no IRS Aula Assíncrona: Cálculo do Rendimento Coletável e validação nos 13 campos do e-fatura (1 horas) Aula Assíncrona: Organização e Conceção de um Plano de aula (2 horas) 6 Apresentação do Plano de aula (3 horas)

Metodologias

Os conteúdos deste curso são apresentados de uma forma teórica/prática para que a consolidação dos conteúdos trabalhados seja profícua. Da parte teórica e expositivo-dialógica a prática de exercícios de geração de perguntas, em grande grupo, ( nas sessões síncronas) e individualmente (nas sessões assíncronas). Assim, passa por um forte enfoque na metodologia ativa da aprendizagem, para motivar os/as participantes a rever a forma como pensam para que haja uma participação colaborativa e dinamizadora de todos na relação: formadora- aluno/a. Irão ser disponibilizados materiais de apoio para que os docentes possam utilizar ou adaptados como propostas para os seus alunos/as em sala de aula e culmina com a apresentação de um Plano de aula a ser implementado em sala de aula.

Avaliação

O regime de avaliação contempla uma perspetiva formativa, realizada no decorrer da ação, de modo a promover o desenvolvimento de aprendizagens significativas e de processos de autorregulação. Critérios de avaliação: . Participação e intervenção adequada 30% . Produção de trabalhos/Realização de atividades práticas 40% . Reflexão final 30% Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei n.º 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua, os formandos serão avaliados com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores - Insuficiente - 5 a 6,4 valores - Regular - 6,5 a 7,9 valores - Bom - 8 a 8,9 valores - Muito Bom - 9 a 10 valores – Excelente O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.

Bibliografia

Aprendizagens Essenciais de Cidadania e Desenvolvimento, disponível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/cidadania-desenvolvimento.pdfhttps://www.dge.mec.pt/referencial-de-educacao-financeirahttps://www.bportugal.pt/https://www.todoscontam.pt/T. Harv Eker.(2020)Os Segredos da Mente Milionária

Formador

Maria Juliana de Araújo Mota Campos

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 21-01-2026 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
2 21-01-2026 (Quarta-feira) 21:00 - 22:00 1:00 Online assíncrona
3 23-01-2026 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
4 28-01-2026 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
5 30-01-2026 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
6 30-01-2026 (Sexta-feira) 21:00 - 22:00 1:00 Online assíncrona
7 04-02-2026 (Quarta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
8 04-02-2026 (Quarta-feira) 20:00 - 22:00 2:00 Online assíncrona
9 06-02-2026 (Sexta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
10 06-02-2026 (Sexta-feira) 20:00 - 21:00 1:00 Online assíncrona
11 11-02-2026 (Quarta-feira) 18:00 - 22:00 4:00 Online síncrona
Preço sócio: 40.00€
Preço não sócio: 90.00€
Início: 21-01-2026
Fim: 11-02-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-137120/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: zoom online

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