Biblioteca Escolar e Literatura Infantil: Caminhos para a Aprendizagem, Leitura e Escrita Criativa turma T1-25/26
Apresentação
A valorização da biblioteca escolar como espaço pedagógico, cultural e criativo capaz de potenciar a literatura infantil como ferramenta de mediação leitora e promotora da aprendizagem significativa permitirá aos docentes fortalecer a sua prática pedagógica com recurso a livros infantis de qualidade, desenvolver estratégias de leitura e escrita criativa nas suas turmas e integrar recursos digitais na promoção da leitura e da produção textual, articulando o currículo com a biblioteca escolar e práticas inclusivas e inovadoras de ensino-aprendizagem. Esta formação mostra-se particularmente relevante num contexto em que se preconiza o desenvolvimento de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, como o pensamento crítico e criativo, a comunicação, e a sensibilidade estética e artística, contribuindo para formar leitores mais ativos e escritores mais imaginativos.
Destinatários
Professores dos Grupos 110, 200, 210 e 220
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 200, 210 e 220. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 200, 210 e 220.
Objetivos
Valorizar a biblioteca escolar como espaço educativo promotor da leitura, da escrita e da criatividade, reconhecendo o seu papel central no desenvolvimento de competências leitoras dos alunos. Capacitar os docentes para a utilização pedagógica da literatura infantil, através da seleção criteriosa de obras e da dinamização de atividades criativas e significativas, incluindo a leitura expressiva e a escrita lúdica. Explorar metodologias ativas e recursos digitais na promoção da leitura e da produção textual, favorecendo práticas inovadoras, colaborativas e integradoras da diversidade dos contextos escolares.
Conteúdos
1ª Sessão: 2h30m síncronas + 1h assíncrona Módulo 1 A Biblioteca Escolar como Espaço Educativo e Cultural Apresentação dos formandos e suas expectativas em relação à formação. Apresentação do curso de formação: programa, objetivos e avaliação. Debate inicial: Que memórias e imagens temos da biblioteca? Apresentação interativa sobre os documentos orientadores da biblioteca escolar. Atividade assíncrona: Mapeamento da biblioteca da sua escola (recursos, espaço, dinamização atual). 2.ª Sessão: 2h síncronas + 2h assíncrona Módulo 2 Panorama da Literatura Infantil: Clássicos e Contemporâneos Apresentação de boas práticas e projetos inspiradores Ver RBE e PNL Mostra de livros (física ou digital): diferentes géneros, autores e editoras e formas de abordagem aos mesmos. Atividade prática: análise de um álbum ilustrado (texto, imagem, materialidade). Leitura e exploração de livros reais e digitais (acervo da biblioteca escolar, PNL2027). Atividade assíncrona: Escolha e leitura reflexiva de um livro infantil (com registo de impressões) e colocação no Padlet da Turma. 3.ª Sessão: 2h síncronas + 1h assíncrona Módulo 3 Leitura em Voz Alta: A Arte de Ler para Sublimar Atividade de leitura expressiva (voz, ritmo, entoação, pausas). Visualização e análise de vídeos de leitura em voz alta. O impacto da mediação leitora. Atividade assíncrona: Gravação de uma leitura em voz alta e partilha num mural padlet/drive. 4.ª Sessão: 2h síncronas + 1h assíncrona Módulo 4 Promoção da Leitura: Criar para Ler, Ler para Criar Criação de um guião de leitura orientada em pequenos grupos com base num livro de literatura infantil. Partilha de práticas inspiradoras. Assíncrona: Aplicação do guião de leitura orientada produzido na sessão síncrona, em sala de aula. 5.ª Sessão: 2h síncronas + 2h assíncrona Módulo 5 Leitura e Jogos de Escrita Criativa Utilização de desbloqueadores de Escrita e Jogos Criativos. Exercícios práticos em pequenos grupos e individuais. Realização com o grupo turma de um dos exercícios apresentados na formação. 6.ª Sessão: 2h síncronas + 2h assíncrona Módulo 6 Leitura e Produção Escrita com recurso ao Digital Apresentação da ferramenta Storyjumper para criar, partilhar e até publicar livros digitais ilustrados. Assíncrona: Realização de um livro digital com os alunos com base numa obra de literatura infantil trabalhada em sala de aula. 7.ª Sessão: 2h30m síncrona + 1h assíncrona Módulo 7 Apresentação Final: Portefólio Digital e Avaliação Apresentação individual dos trabalhos realizados com destaque para as sessões que mais gostaram. Preenchimento de um questionário de avaliação da formação. Apresentação de sugestões de continuidade por parte dos formandos. Assíncrona: Elaboração do relatório de reflexão crítica sobre a formação.
Metodologias
A formação será realizada em regime e-learning, com um total de 25 horas (15 síncronas + 10 assíncronas), com uma abordagem prática, reflexiva e participativa. Na metodologia destacamos o Trabalho individual e colaborativo, com momentos de partilha e construção conjunta de conhecimento; Sessões práticas (leitura expressiva, jogos de escrita, uso de ferramentas digitais como o Storyjumper); Análise de boas práticas, com base em recursos da RBE, PNL e experiências dos formandos; Exploração multimodal dos textos; A realização de tarefas assíncronas que implicam trabalho com os alunos e reflexão sobre a prática docente; e a Elaboração de um portefólio digital final, como síntese do percurso formativo desta formação.
Avaliação
Avaliação contínua. Será avaliada a participação dos formandos nas atividades a desenvolver ao longo das sessões teórico-práticas e os trabalhos produzidos, individualmente ou em grupo quer nas sessões síncronas, quer no trabalho autónomo. - Instrumentos de avaliação dos formandos e respetiva ponderação: - Participação/intervenções (20%) - Realização das atividades práticas (60%) - Relatório final de reflexão crítica (20%) - De acordo com o Art 46º do ECD em vigor e as orientações das Cartas Circular CCPFC-3/2007 e CCPFC-1/2008, os formandos serão avaliados com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores - Insuficiente - 5 a 6,4 valores - Regular - 6,5 a 7,9 valores - Bom - 8 a 8,9 valores - Muito Bom - 9 a 10 valores - Excelente
Bibliografia
Blogue RBE. (2021, Maio 13). Rede de Bibliotecas Escolares. Metodologias ativas | Gamificação. https://blogue.rbe.mec.pt/metodologias-ativas-gamificacao-2454979Guedes, T. (2000). Criatividade Precisa-se. Editorial CaminhoLeão, M. & Filipe, H. (2021). 70 + 7 Propostas de Escrita Lúdica. Porto EditoraMartins, G. (Coord.) (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Ministério da Educação/Direção Geral da EducaçãoSantos, M. & Serra E. (2007). Quero ser Escritor: Manual de Escrita Criativa para todas as idades. Oficina do Livro.
Formador
Isabel Cristina Rodrigues dos Santos Albuquerque
Maria Alcina Rodrigues Correia
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 05-01-2026 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
| 2 | 05-01-2026 (Segunda-feira) | 20:30 - 21:30 | 1:00 | Online assíncrona |
| 3 | 12-01-2026 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
| 4 | 12-01-2026 (Segunda-feira) | 20:00 - 22:00 | 2:00 | Online assíncrona |
| 5 | 19-01-2026 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
| 6 | 19-01-2026 (Segunda-feira) | 20:00 - 21:00 | 1:00 | Online assíncrona |
| 7 | 26-01-2026 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
| 8 | 26-01-2026 (Segunda-feira) | 20:00 - 21:00 | 1:00 | Online assíncrona |
| 9 | 02-02-2026 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
| 10 | 02-02-2026 (Segunda-feira) | 20:00 - 22:00 | 2:00 | Online assíncrona |
| 11 | 09-02-2026 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
| 12 | 09-02-2026 (Segunda-feira) | 20:00 - 22:00 | 2:00 | Online assíncrona |
| 13 | 23-02-2026 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
| 14 | 23-02-2026 (Segunda-feira) | 21:30 - 22:30 | 1:00 | Online assíncrona |