Docentes líderes, alunos que aprendem: a força da liderança pedagógica para a qualidade das aprendizagens turma T1-25/26
Apresentação
A formação contínua, consagrada na Lei de Base e no ECD, é um direito e dever profissional, para o desenvolvimento das práticas pedagógicas e à progressão na carreira.Este enquadramento articula-se com documentos estruturantes, como o PASEO, que define a autonomia e a capacidade de aprender a aprender como competências-chave, e os Decretos-Lei n.º 54/2018 e 55/2018, que reforçam a inclusão. A liderança docente tem vindo a assumir um papel central nas discussões contemporâneas sobre qualidade educativa e melhoria das escolas. A investigação internacional sublinha que o impacto da liderança não se restringe ao exercício formal de cargos de direção, mas estende-se à capacidade dos professores de mobilizar práticas colaborativas, promover inovação pedagógica e influenciar positivamente a cultura escolar. Segundo Bolívar (2012), a liderança deve ser entendida como um processo concretizado no exercício partilhado de responsabilidades entre docentes pois desenvolvimento profissional dos professores convida à criação de comunidades de aprendizagem, nas quais se favorece a corresponsabilização, a inovação e a sustentabilidade das mudanças educativas. Assim, a formação em liderança docente constitui-se como um meio de consolidar a identidade profissional e de fortalecer a agência dos professores no interior da escola. Leithwood (2006) enfatiza que a liderança escolar é o segundo fator, a seguir ao ensino em sala de aula, que mais influencia os resultados dos alunos,logo, a formação em liderança docente amplia e reforça a construção de escolas mais justas, eficazes e orientadas para o desenvolvimento integral dos alunos, gestores ativos de currículo e orientados para a qualidade das aprendizagens.
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
1. Reconhecer e explicar os paradoxos presentes nas organizações escolares e como lidar com os mesmos. 2. Criar condições de segurança psicológica que favoreçam contextos de colaboração, criatividade, experimentação e inovação pedagógica. 3. Compreender o impacto da liderança docente nos resultados dos alunos. 4. Elaborar planos curriculares, sustentados nas dimensões da liderança pedagógica, segundo a perspetiva de Bolivar (2020). 5. Implementar técnicas eficazes de gestão de sala de aula e metodologias que estimulem a autorregulação e autonomia dos estudantes.
Conteúdos
Módulo 1 Liderança Docente e os Paradoxos nas Organizações Escolares (5h) Referências: Pina e Cunha (2005, 2017); Bolívar (2012). -A compreensão da escola como organização paradoxal: estabilidade vs. mudança, autonomia vs. controlo, inovação vs. Tradição (2h) -O conceito e o papel da liderança docente na gestão desses paradoxos (1h). -A análise de estudos de caso sobre dilemas reais nas escolas (2h) (3h síncronas + 2 assíncronas) Módulo 2 O Impacto da Liderança Docente nos Resultados Escolares e na Promoção do Sucesso Educativo (5h) Referências: Leithwood, Harris & Hopkins (2008); Bolívar (2015). -As evidências de investigação sobre o impacto indireto da liderança nos resultados dos alunos (1h) -A importância da visão partilhada para o sucesso escolar: O alinhamento entre projeto educativo, práticas docentes e resultados (desafios para as equipas docentes ou equipas pedagógicas) (1h) -A importância dos dados na autoavaliação: análise de indicadores de resultados escolares e sociais e o desenho de ações de melhoria (1h). -A liderança pedagógica e as suas dimensões segundo Bolivar aplicadas à elaboração de planos curriculares (2h). (5h síncronas) Módulo 3 Gestão do Currículo e Autorregulação das Aprendizagens (5h) Referências: Zimmerman (2002); Marzano & Marzano (2003). -A liderança docente na diferenciação pedagógica em situações de aprendizagem (1h). -Estratégias para promover a autorregulação da aprendizagem e a autonomia dos alunos na abordagem às Aprendizagens Essenciais e em Consonância com o PASEO (2h). -As parcerias com a comunidade e a sua importância para o enriquecimento das situações de aprendizagem (2h). (5h síncronas) Módulo 4 Comunidades de Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional Docente (10h) Referências: Bolívar (2015); Leithwood et al. (2006); Edmondson (1999). -Os conceitos de comunidade profissional de aprendizagem, indução, formação e desenvolvimento profissional docente. O conceito de inovação pedagógica e os desafios para a prática docente (6h) -Construção de ambientes de segurança psicológica que favorecem a confiança, a colaboração e a inovação: O lugar ao erro e à experimentação (1h) -Simulação de planos de mentoring para a Gestão do Currículo, Opções metodológicas de Ensino e Aprendizagem e Avaliação das Aprendizagens (3h). (7h síncronas + 3 assíncronas)
Metodologias
A ação formativa será concretizada através de um conjunto diversificado de sessões com naturezas distintas teóricas, teórico-práticas e práticas complementadas por momentos de reflexão orientada. Nas sessões de caráter teórico serão apresentados e discutidos os fundamentos científicos, o enquadramento legal e as orientações pedagógicas que sustentam a temática em estudo, assegurando uma base sólida de conhecimento. Já as sessões teórico-práticas procurarão articular esse corpo conceptual com situações concretas, incluindo a análise de casos, a partir da exploração de recursos e a planificação de atividades ajustadas ao quotidiano escolar. As sessões práticas terão como foco a conceção, experimentação e implementação de estratégias pedagógicas diretamente relacionadas com o contexto curricular dos formandos, permitindo que estes testem e consolidem os conhecimentos adquiridos. Paralelamente, realizar-se-ão momentos específicos de reflexão e de feedback, destinados a promover a análise crítica das experiências vividas, a partilha estruturada de práticas entre pares e o aperfeiçoamento contínuo das propostas pedagógicas.
Avaliação
Instrumentos de avaliação dos formandos e respetiva ponderação: - Participação/intervenções (30%) - Realização das atividades práticas (30%) - Relatório final de reflexão crítica (40%) - De acordo com o Art 46º do ECD em vigor e as orientações das Cartas Circular CCPFC-3/2007 e CCPFC-1/2008, os formandos serão avaliados com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores - Insuficiente - 5 a 6,4 valores - Regular - 6,5 a 7,9 valores - Bom - 8 a 8,9 valores - Muito Bom - 9 a 10 valores Excelente
Bibliografia
Harris, A. (2014). Distributed leadership matters: Perspectives, practicalities and potential. Thousand Oaks, CA: Corwin.Leithwood, K., & Jantzi, D. (2005). Transformational leadership. In B. Davies (Ed.), The essentials of school leadership (pp. 3143). London: SAGE.Hargreaves, A., & Fullan, M. (2012). Professional capital: Transforming teaching in every school. New York, NY: Teachers College Press.Bolívar, A. (2012). Liderazgo pedagógico y desarrollo escolar. Madrid: Síntesis.Robinson, V. M. J. (2011). Student-centered leadership. San Francisco, CA: Jossey-Bass
Observações
MODALIDADE DE PAGAMENTO : Associado/a: 40€ Não Associado/a: 90€ TRANSFERÊNCIA BANCARIA para o IBAN PT50003503550003809353096 SUBMETA o comprovativo de pagamento na sua área pessoal do CFAMM ATENÇÃO: As inscrições só ficam validadas/confirmadas após o respetivo pagamento e a submissão do comprovativo Pedido de mais Informações para T. 218 246 020 ou cfamm@assp.pt NOTA: Os/as associados/as deverão ter as quotas regularizadas Após a conclusão da ação, o certificado ficará disponível. na sua área pessoal Caso pretenda envio por via postal, o custo é de €5,00
Formador
AnaLuisaGil
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 24-02-2026 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
| 2 | 26-02-2026 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online assíncrona |
| 3 | 03-03-2026 (Terça-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
| 4 | 05-03-2026 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
| 5 | 10-03-2026 (Terça-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
| 6 | 12-03-2026 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
| 7 | 17-03-2026 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
| 8 | 19-03-2026 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
| 9 | 24-03-2026 (Terça-feira) | 17:30 - 18:30 | 1:00 | Online assíncrona |
| 10 | 24-03-2026 (Terça-feira) | 19:30 - 20:30 | 1:00 | Online síncrona |
| 11 | 26-03-2026 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |